quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Volta às aulas pede criatividade no preparo dos lanches

Nutricionista alerta que o principal é trabalhar bastante o consumo de frutas e verduras, pois contêm as quantidades de vitaminas, minerais e fibras importantes ao desenvolvimento adequado das crianças


O estímulo na hora de oferecer o alimento é um dos principais pontos para facilitar a aceitação dos pequenos a uma alimentação saudável. Segundo a nutricionista Michele Baldo, da Rede de Supermercados Imperatriz, é natural que a criança rejeite nas primeiras tentativas, pois é um gosto diferente que ela não está acostumada a sentir. Por isso, em geral, são necessárias oito tentativas para poder dizer que a criança não gosta de determinado alimento. O exemplo da família mantendo hábitos saudáveis à mesa também conta bastante na inserção de novos itens na alimentação infantil.

Outra dica é abusar da criatividade na hora de servir, procurando usar frutas e verduras variadas, além de formar um prato colorido. As colorações diferentes representam a composição de minerais e vitaminas, então quanto mais variada a alimentação, mais nutrientes você estará dando para seu filho. “Na hora de servir o alimento, pode-se contar histórias com o alimento, cortá-lo de maneira diferente de forma a atrair a criança, misturar com outro alimento que a criança goste, como o feijão, para ser mais fácil da criança aceitar. Com esse intuito, o Imperatriz Gourmet, loja gourmet da rede, criou um sanduíche específico para esse público, que possui formato de coelho e estimula hábitos saudáveis na alimentação ao incluir vegetais como a cenoura em sua composição.”, sugere Baldo.

A nutricionista ainda aconselha o que o ideal é consumir uma média de 7 porções de frutas e verduras ao dia, variando os tipos de alimentos consumidos. A alimentação que deve ocorrer a cada 3 ou 4 horas, no máximo, sendo 3 refeições maiores e 3 menores, os chamados lanches. 

Data: 01.02.2013
Fonte: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário