segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Secti Pará apresenta programa FarmaViva ao Ministério da Saúde

Em reunião ocorrida em Brasília, na última semana, o titular da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Alberto Arruda, apresentou o Programa FarmaViva ao secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Carlos Gadelha. De acordo com o projeto, serão implantados, no estado, laboratórios para produção de medicamentos à base de plantas e hortos para cultivo de mudas com certificação.

No ano passado, o Ministério da Saúde e o Governo do Estado do Pará, por meio da Secti, formalizaram dois convênios, totalizando aproximadamente R$ 1, 9 milhões, a serem executados no período de dois anos. A reunião em Brasília foi para definir as alterações que serão incorporadas ao projeto, visando ao atendimento das exigências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). De acordo com o titular da Secti, tais alterações permitirão a implantação dos laboratórios de fitoterápicos, ainda em 2013.

A expectativa é que as “farmácias vivas” instaladas pelo Programa atuem na ampliação das opções terapêuticas ofertadas aos usuários do SUS, de forma a garantir o acesso a plantas medicinais e serviços relacionados à fitoterapia, com segurança, eficácia e qualidade. “Os medicamentos produzidos serão distribuídos gratuitamente à população e devidamente prescritos por profissionais de saúde habilitados, o que representa um grande benefício social”, explica Alberto Arruda.

Fonte: SECTI-PA
Data: 13.02.2013
Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário