Mais um texto presente do amigo Julino
Algumas plantas produzem belas flores sem a ajuda do ser humano, como a saia-branca ou trombeteira (Brugmansia suaveolens ou Datura suaveolens - Solanaceae), que também possui utilidade na lavoura por atrair pragas.
No entanto, essa é uma planta que pode causar graves intoxicações, devido aos seus alcaloides (atropina, escopolamina e hioscina) presentes em todas as partes. Podendo provocar alucinações se consumida (efeito anticolinérgico) ou mesmo pelo contato acidental com os olhos durante a poda.
A pessoa intoxicada pode apresentar rapidamente o quadro de náusea e vômito, seguido por pele quente, seca e avermelhada, secura das mucosas (especialmente boca e olhos), dilatação da pupila, taquicardia, dificuldade para urinar, distúrbios de comportamento, confusão mental, agressividade e movimentos involuntários. Nos casos mais graves pode levar a morte.
Em caso de intoxicação, você pode contar com a ajuda do SINITOX através do disque intoxicação: 0800 722 6001. Em São Paulo, as pessoas também podem ligar para o CEATOX-SP: 0800-0148110.
Julino Soares, Mariana Basso, Edna Myiake Kato, Marcos Furlan, Eliana Rodrigues: CEE-UNIFESP / USP / UNITAU.
Referências: SINITOX: plantas tóxicas no Brasil. Oliveira, RB; Plantas tóxicas: conhecimento e prevenção, 2003. Blog: Quintais Imortais. Tropicos®.
Nenhum comentário:
Postar um comentário