segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Política do Governo Federal garante financiamento para cultivo de açafrão (Curcuma longa)

19/11/2013 
Foto: Eduardo Aigner/MDA
Há anos, as folhas aromáticas do açafrão ajudam a incrementar a culinária em todo o mundo. A coloração e o sabor intensos da planta são usados, por exemplo, na preparação de arroz, sopas, massa e até na elaboração de medicamentos. O apreço pelo condimento tem temperado também a vida do agricultor familiar Ademar Borges de Oliveira, do município de Mara Rosa, no norte de Goiás. Decidido a consolidar sua lavoura, o produtor acessou uma das linhas de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), para potencializar a comercialização da planta.

O financiamento foi feito em 2004, mesmo ano em que seu Demar, como é conhecido na região, decidiu que teria sua própria plantação. “Antes eu trabalhava como diarista para os outros, mas aí eu tomei uma atitude e comecei a viver por conta própria. Com esse incentivo do Pronaf, eu acreditei na produção. Plantei uma lavoura e, daí por diante, vi que realmente o cultivo fluiu”, conta o agricultor de 48 anos.

O valor financiado foi de R$ 16 mil. O recurso foi usado para reforçar a produção do açafrão, já iniciada na época em uma terra arrendada, e, também para adquirir algumas cabeças de bezerras. A pretensão do produtor era conciliar a venda do produto desidratado com a comercialização dos animais. A estratégia deu certo. “Colhi a lavoura de açafrão e, com o dinheiro das vendas, paguei o banco. As novilhas eu ia vendendo também e comprando mais. 

Dessa forma, eu fui granjeando uma coisa com outra, até conseguir comprar uma terra própria, onde tenho uma chácara, minha lavoura e sobrevivo até hoje”, orgulha-se o agricultor, que também planta outras culturas, como milho e arroz. Localizada a 200 metros da cidade de Mara Rosa, a propriedade de seu Demar tem cerca de sete hectares.

O ciclo da produção do tempero, Ademar explica que leva um ano e seis meses para ficar pronto. “Só que todo ano a gente planta uma lavoura diferente, a partir da divisão da terra. Este ano mesmo, colhi, manualmente, 14.720 quilos do açafrão verde, quase 15 toneladas.” Toda produção é comercializada por meio da Cooperativa dos Produtores de Açafrão de Mara Rosa (Cooperaçafrão). É também no empreendimento coletivo que o agricultor cozinha, seca, limpa e embala o açafrão para ser vendido para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), iniciativa do Governo Federal executada com recursos do MDA e do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

“Além do financiamento do Pronaf, a venda garantida para os mercados de compras institucionais do PAA é fundamental para o desenvolvimento da agricultura familiar. Continuo produzindo o açafrão e não tenho planos para parar”, frisa seu Ademar.

Roberta Paola 
(61) 2020 0262/ (61) 2020 0222 

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário