sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Pregabalina: Um agente antiepilético usado para dor neuropática

Blommel, MI; Blommel, AL (2007), Pregabalin: an antiepileptic agent useful for neuropathic pain, American Journal of Health-Systempharmacy, 64(14), 1475-1482. 

Pregabalina é o primeiro agente antiepilético aprovado pelo Food and Drug Administration (FDA) desde 1999. O medicamento é indicado para: neuropatia diabética dolorosa e neuralgia pós-herpética. 

A falta de metabolismo hepático e de interação com o citocromo P-450 pode explicar a ausência de interações medicamentosas por essa via. Todavia, pode reagir com etanol e lorazepam afetando a função motora, dentre outras possíveis interações. A droga apresenta potencial para abuso e dependência, dessa forma os pacientes devem ser monitorados. 

Os principais eventos adversos são relacionados ao sistema nervoso central, tais como tontura, sonolência e edema periférico, entre outros. 

A Pregabalina continua uma alternativa para pacientes que não toleram efeitos adversos de outros medicamentos e para os que não respondem aos tratamentos convencionais. 

*Nota do CEBRID: Nome comercial da pregabalina no Brasil: Lyrica®

Fonte:
Boletim Psifavi, Sistema de Psicofarmacovigilância CEBRID, n. 51, Jul/Ago/Set - 2013
Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas. 
Depto. Medicina Preventiva, Universidade Federal de São Paulo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário