quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Beber uma taça de vinho por dia fortalece o sistema imunológico

Tomar uma taça de vinho por dia ajuda o corpo a combater infecções e aumenta a eficácia de vacinas. É o que aponta nova pesquisa da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos. Cientistas já sabiam que o resveratrol - substância química presente no vinho tinto - faz bem ao coração e protege contra o câncer. Mas a descoberta aponta que o álcool também traz benefícios à saúde quando consumido moderadamente.

O estudo foi publicado na revista “Vaccine” e pode ajudar os cientistas a aumentar a capacidade de grupos vulneráveis, como idosos, para responder à vacinas e infecções.

- Já sabíamos que pessoas que tomam um copo de vinho por dia apresentam melhora na saúde e principalmente na função cardiovascular - disse Ilhem Messaoudi, professora de ciências biomédicas da Faculdade de Medicina da Universidade da Califórnia. - Agora nós podemos adicionar o sistema imune à essa lista.

Para estudar o impacto do consumo de etanol sobre o sistema imunológico, os pesquisadores treinaram 12 macacos rhesus para consumir álcool por conta própria. Eles foram vacinados contra varíola e separados em dois grupos: um que podia acessar doses de 4% de etanol e outro que tinha disponível água com açúcar. Eles foram observados por nove meses.

- Como os seres humanos, os macacos mostraram comportamento muito variável para consumo de álcool - afirmou Ilhem. - Alguns bebiam grandes volumes de etanol, enquanto outros eram moderados.

Antes de consumir álcool, os macacos apresentaram respostas semelhantes à vacinação. Sete meses depois de iniciado o teste, eles receberam nova dose da vacina. Os que haviam se excedido no consumo apresentaram uma resposta imune menor do que os que beberam água com açúcar.

Já os que haviam consumido moderadamente as doses de etanol - o equivalente a uma taça de vinho por dia - tiveram os melhores resultados nos testes de imunidade.

- Isso confirma o que já acreditamos há algum tempo: o consumo moderado de etanol resulta na redução de todas as causas de mortalidade, principalmente de doenças cardiovasculares - apontou Ilhem. - Quanto ao consumo excessivo de álcool, nosso estudo mostra que tem um impacto negativo significativo sobre a saúde.

Estadão/RMC
Data: 20.12.2013
Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário