domingo, 10 de agosto de 2014

Arapiraca, Alagoas: Seminário debate uso de plantas medicinais e fitoterápicos na cura de doenças

Agricultores e profissionais de saúde se reúnem nos dias 13 e 14 de agosto, no planetário do Lago da Perucaba

Danielle Cândido

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realiza, em Arapiraca, o II Seminário sobre Plantas Medicinais e Fitoterápicos de Alagoas. O curso inicia na próxima quarta-feira (13), no planetário do Lago da Perucaba, e prossegue até o dia 14 de agosto, com o objetivo de compartilhar ideias sobre o cultivo e uso de plantas para curar doenças ou como matéria-prima para medicamentos.

O encontro tem a finalidade de produzir medicamentos fitoterápicos a serem utilizados no tratamento de pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Para isso, o seminário vai apresentar as ações do Projeto de Estruturação, Consolidação e Fortalecimento dos Arranjos Produtivos Locais (APL) em Plantas Medicinais e Fitoterápicos de Alagoas.

Os profissionais e estudantes das áreas de Agricultura e Saúde participam do seminário voltado para a 2ª macrorregião de saúde. No primeiro dia do evento, agricultores, agrônomos e secretários de Agricultura participam de cursos sobre o cultivo e manejo de plantas medicinais, além de técnicas de compostagem - que transforma matéria orgânica num composto que pode ser utilizado como adubo.

Já no segundo dia do seminário, os temas são voltados para os profissionais de saúde. Médicos, enfermeiros e farmacêuticos vão compartilhar conhecimento sobre o uso e a indicação das plantas medicinais e fitoterápicos, bem como a utilização da hortelã, o guaco e a babosa, que serão as plantas medicinais utilizadas pelo APL de Fitoterapia da Sesau.

De acordo com a diretora estadual de Assistência Farmacêutica, Erivanda Meireles, após a colheita dos substratos (folhas e caules) - que estão sendo cultivados no Centro de Ciências Agrárias da Ufal -, eles serão encaminhados para uma fábrica que irá transformá-los em medicamentos fitoterápicos, que serão utilizados pelo Programa Saúde da Família (PSF).

Os agricultores de diversos municípios alagoanos serão sensibilizados para integrar o projeto e a iniciativa vai favorecer a agricultura familiar. “Com os medicamentos fitoterápicos, também haverá uma redução nos custos para os municípios, que irá aumentar a eficácia no tratamento de pacientes atendidos pelo SUS”, garantiu Erivanda Meireles.

A iniciativa tem o apoio da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), Secretaria de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Agrário (Seagri), Serviço Brasileiro das Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems) e Associação Farmacêutica de Alagoas (Afal).

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário