terça-feira, 12 de agosto de 2014

Por que os alimentos que engordam são mais saborosos?

Alimentos que engordam mais são ricos em gorduras saturadas.

Muitas pessoas quando criam ou revisam a lista de alimentos permitidos em suas dietas, se surpreendem ao não encontrarem quase nenhum (ou até mesmo nenhum) dos alimentos que mais gostam na lista. A explicação é genética: a maioria das pessoas gostam mais de alimentos com maior quantidade de gorduras e açúcares.

A Universidade de Dundee, na Escócia, realizou um estudo que consistiu em observar e testar a alimentação em cerca de cem crianças com idade escolar entre 4 e 10 anos, e concluiu que a atração por alimentos com maior quantidade de gorduras e açúcar é genética, relacionada ao “gene da obesidade”. Os resultados da pesquisa foram contundentes: crianças que possuíam o “gene da obesidade” consumiam cerca de 100 calorias extras em cada refeição porque optavam por alimentos gordurosos e açucarados.

Segundo os pesquisadores, o gene da obesidade está presente em cerca de 63% da população mundial. Além do gene, os pesquisadores britânicos descobriram que outros fatores também influem, de forma que os alimentos ricos em gorduras produzem uma grande sensação de prazer na boca e contém o sabor da comida. Quando se deixa de ingerir gorduras, a comida perde um certo sabor. Por outro lado, as comidas gordurosas possuem um maior grau de satisfação, isso porque o corpo leva mais tempo para dirigir as proteínas em comparação aos carboidratos.

Alimentos que engordam nem sempre são os mais atrativos

Apesar das conclusões, nem todas as pessoas saciam seus desejos alimentares com uma dieta à base de muito açúcar e gorduras. Algumas se sentem satisfeitas ao consumirem uma fruta como o abacaxi por exemplo, que tem um gosto muito doce. Ou seja, erroneamente as pessoas associam o sabor “doce” com guloseimas extremamente calóricas.

Sentir satisfação ao comer frutas e verduras é uma questão de hábito, vez que muitas pessoas conseguem comer uma fruta ou verdura por sua textura, sabor e até mesmo aparência. Isso aos poucos pode significar uma boa adaptação corporal. A ingestão de carboidratos estimula a produção de serotonina no cérebro. A serotonina é um neurotransmissor de sentimento que produz uma sensação de bem-estar, enviando uma mensagem de satisfação e calma ao cérebro. Tal processo ocorre quando se come alimentos ricos em gorduras e não funciona do mesmo modo com frutas e vegetais.

Referências
Obesity gene link to a preference for fattening foods. The New England Journal of Medicine. University of Dundee.

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário