quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Vitaminas | Que tal um suco de laranja?

13 Agosto 2014
Foto? The food passionates/Corbis

A vitamina C é uma importante vitamina hidrossolúvel, sendo também conhecida como ácido ascórbico. Vários benefícios estão ligados à ingestão de quantidades adequadas deste composto, que é amplamente encontrado em frutas cítricas, como laranja, morango e acerola, e, também, em alguns vegetais. Em média, uma porção de frutas fornece em torno de 30 mg de vitamina C.

O micronutriente possui uma variedade de funções vitais, e um dos papéis mais significativos está associado ao colágeno, proteína responsável por fornecer resistência aos ossos, dentes e paredes de vasos sanguíneos. Ele consegue ainda aumentar a absorção orgânica do ferro de origem vegetal, ajudando a prevenir a anemia ferropriva. E ainda caracteriza-se como um potente antioxidante protegendo as moléculas do organismo.

A quantidade de vitamina C necessária para prevenir a deficiência e suas doenças específicas em humanos, como o escorbuto, é em torno de 10 mg/dia. No entanto, algumas situações como gestação, lactação, pós-cirurgia e queimaduras graves podem elevar esta necessidade. Fumantes também necessitam de uma quantidade mais elevada.
Os sinais de deficiência em indivíduos bem nutridos desenvolvem-se após quatro a seis meses de baixa ingestão (valores menores que 10 mg/dia). Os primeiros sintomas de deficiência são manchas na pele, pontos de vermelhidão causados pelo rompimento de vasos internos e, em casos mais avançados, anormalidades psicológicas, como histeria e depressão. O ponto máximo da deficiência seria o escorbuto.

Mas não pense que a ingestão de grandes quantidades de vitamina C trará mais benefícios. Pelo contrário. Estudos demonstram que doses superiores a 1g/dia podem causar efeitos colaterais. Diarreias, cálculos renais e absorção excessiva de ferro também são alguns dos efeitos adversos relacionados ao consumo exagerado do micronutriente.
Dessa forma, é importante manter uma alimentação saudável, fazendo a ingestão complementar de vitamina C apenas com indicação médica. A concentração estimada do nutriente nos alimentos pode variar por motivos diversos, mas vegetais, frutas e legumes são as principais fontes de ácido ascórbico.
Vitamina C

Fonte: Bia Magalhães/ Blog da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário