domingo, 23 de agosto de 2015

Cadeia sustentável de fitoterápicos é tema de reunião entre Sudene e UFPE

Fonte: Ascom/Sudene
Durante encontro realizado na última quarta-feira (05), resultados preliminares de um projeto na área foram apresentados pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

A professora Cláudia Sampaio (UFPE) apresentou os resultados do projeto intitulado “Desenvolvimento da Cadeia Biossustentável de plantas medicinais e fitoterápicas em Pernambuco – Qualidade Botânica tradicional e molecular, química e microbiológica”, que conta com recursos de R$ 2 milhões da Sudene, viabilizados através de Termo de Execução Descentralizada (TED), o qual está sob a responsabilidade da Coordenação-Geral de Estudos e Pesquisas, Avaliação Técnica e Inovação (CGEP)/Diretoria de Planejamento da Autarquia. Estão sendo atendidos cinco laboratórios comunitários de Pernambuco.

O objetivo é estabelecer padrão de qualidade botânica, química, microbiológica e molecular para laboratórios produtores de plantas medicinais e fitoterápicos. O andamento do projeto, que terá vigência até novembro deste ano, está de acordo com o que foi estabelecido no Plano de Trabalho. A UFPE tem interesse em dar continuidade ao mesmo, com o objetivo de implantar novas ações.

Entre as perspectivas em curto prazo estão a ampliação do projeto para outros laboratórios comunitários, inclusive em outros estados, além da elaboração de material didático. Em médio e longo prazos, a ideia é ampliar ações de treinamento e capacitação; aquisição de ônibus adaptado para treinamento (laboratório itinerante); capacitação de profissionais de saúde, expansão para novos APLs na Região Nordeste e a construção de um Instituto Tecnológico de cadeias sustentáveis, que forneçam suporte para cadeias produtivas estaduais e interestaduais.

Postado em 10/08/2015
Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário