domingo, 23 de agosto de 2015

HDL é bom, mas não tanto assim

Pesquisa recente do centro médico e acadêmico Cleveland Clinic, nos EUA, descobriu que o chamado “bom colesterol” é positivo, mas também traz malefícios à saúde. Em alguns casos, o HDL pode perder seu fator protetor e desencadear inflamações e até entupimento de artérias. Similar aos efeitos brandos do LDL, o “mau colesterol”.

De acordo com o médico do Instituto Nacional de Cardiologia (INC) Carlos Scherr, a qualidade do HDL é mais importante que a quantidade. E os resultados são mais satisfatórios quando a pessoa naturalmente tem esse colesterol em bom nível no corpo. As pesquisas em relação ao HDL começaram a ser feitas, inclusive, porque foi observado que quem nasce com o bom colesterol alto tem menos chance de apresentar doença coronariana.

“No HDL existem partes diferentes e, provavelmente, estaríamos elevando todas genericamente ou uma porção não eficaz. Seria preciso criar medicamentos que identificassem as boas propriedades e as elevassem, o que ainda não é possível”. 

O cardiologista do INC concorda que os estudos com medicamentos para aumentar o colesterol bom não deram resultados satisfatórios até hoje, mas lembra que manter o HDL alto com atividades físicas e outras atividades não medicamentosas oferece proteção contra os problemas cardiovasculares.


“Há substâncias que baixam o HDL e são extremamente maléficas para a saúde, como o cigarro e o uso de anabolizantes”, acrescenta Carlos Scherr, reforçando que até o momento o que se entende é que a presença do “bom colesterol” é fundamental para a saúde do coração.

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário