domingo, 23 de agosto de 2015

Camboriú, Santa Catarina - Moradores têm acesso gratuito a plantas medicinais no Parque Raimundo Malta

26.07.2015
O uso de plantas para fins medicinais é uma atividade tão antiga quanto a história da humanidade. Desde os tempos mais remotos havia o cuidado no preparo de chás para aliviar dores e combater doenças. Com o passar dos anos, o estudo se aprimorou, assim como as técnicas de cultivo e preparação. A Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM) conta com um departamento de fitoterapia, que distribui gratuitamente plantas medicinais à comunidade. O departamento, que fica localizado no Parque Raimundo Malta, abriga 100 canteiros onde são cultivadas aproximadamente 50 espécies diferentes de plantas.

Após a colheita, as plantas são levadas ao laboratório. Nesta etapa são realizados os trabalhos de lavação e secagem, e são separadas para uso público. Osni Teixeira, diretor do Departamento de Fitoterapia, acompanha todos os processos, desde o plantio das sementes, até a entrega dos chás aos moradores. "Quem recebe nossas plantas tem a certeza de que são 100% naturais. Não utilizamos nenhum tipo de agrotóxico", salienta. Para o combate de pragas, meios orgânicos são aplicados, como, por exemplo, a mistura de cinza e água de pimenta. Para afastar os mosquitos e até mesmo aliviar a coceira da picada, é feita uma solução de flor-de-abril e álcool vegetal.

Para Teixeira, é importante que as pessoas aprendam sobre os benefícios das plantas medicinais. "Diminuiria em 70% a procura por postos de saúde. Os melhores remédios para o alívio de dores, alergias e outras complicações foi a natureza que nos presenteou", ressalta. Para os moradores que desejam obter os saquinhos de chá, devem comparecer ao complexo fitoterápico do Parque Raimundo Malta, localizado no final da Rua Angelina, no Bairro dos Municípios. O atendimento acontece nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 13h as 17h30.

Mais informações com a Secretaria do Meio Ambiente, pelo telefone (47) 3363-7145, ou através do e-mail do Departamento: fitoterapia@balneariocamboriu.sc.gov.br.

Prefeitura de Balneário Camboriú - Secretaria do Meio Ambiente

Texto: Pedro Henrique Homrich (estagiário)
Foto: Celso Peixoto
Assessoria de Comunicação: (47) 3267-7022
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário