segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Laguna, Santa Catarina: Programa usa horta medicinal como recurso para estimular a mente

Postada em 19/08/2015
Foi pensando numa forma de estimular a saúde mental e ainda proporcionar uma terapia através do plantio e conhecimento de plantas medicinais que o Centro de Atenção Psicossocial – CAPS, em Laguna, está mudando a rotina de seus usuários.

A implantação de uma horta medicinal no espaço é resultado de uma parceria entre a naturóloga do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – Nasf, Epagri, comunidade, pacientes e servidores da secretaria municipal de saúde.

Como parte da terapia, os usuários atendidos pelo programa participarão do plantio, poda e colheita. Entre as já plantadas estão a hortelã, alecrim, lavanda, rosas, alface e outras. “O pessoal ficou muito entusiasmado, gostam de participar e já querem até plantar milho”, conta a naturóloga Lirane Moreno.

A enfermeira do Caps, Kelly Remor, explica que além de estimular o conhecimento dos pacientes em relação às plantas e possibilitar seu uso para amenizar diversos sintomas, o projeto visa o bem-estar por meio do contato direto com a natureza. "Esse contato com a terra é relaxante e só traz benefícios para a saúde mental, pois ajuda a relaxar, esquecer os problemas, canalizando a atenção para algo prazeroso", salienta.

Atualmente, o centro psicossocial atende cerca de 800 pacientes que sofrem de algum tipo de doença mental.

Mais:

Um dos acontecimentos que merece destaque na área da saúde é o resgate do uso e conhecimento das plantas medicinais. As ações relacionadas à Fitoterapia, ciência que estuda as plantas e suas aplicações na cura das doenças, são incentivadas pela Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no Sistema Único de Saúde (SUS).

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário