quinta-feira, 27 de agosto de 2015

O que você come afeta diretamente a saúde do seu cérebro

Saúde do seu cérebro

Você sabia que o que você come pode estar afetando diretamente a saúde do seu cérebro?

Se você é uma pessoa que come muito açúcar ou alimentos ricos em açúcares e gorduras, você certamente estará prejudicando suas funções cerebrais.

Um novo estudo apresentado na reunião da “American Heart Association” alerta:

A gordura trans não é apenas ruim para o coração, mas também para o cérebro.

A pesquisa constata que as gorduras trans estão correlacionadas com pior desempenho em testes de memória em homens jovens e de meia-idade.

Além da gordura trans, o excesso de açúcar no sangue também é preocupante. 

Recentemente, o anúncio de que a doença de Alzheimer possa ser o estágio final no cérebro do Diabetes Tipo 2 surpreendeu a todos.

Existe uma correlação muito direta entre maiores níveis de açúcar no sangue e a doença, ou seja, quanto mais açúcar, maior o risco de encolhimento do centro de memória.

A doença de Alzheimer

A doença de Alzheimer é uma das formas mais comuns de demência entre os idosos. Ela se caracteriza por transtorno degenerativo progressivo e sua evolução compromete não apenas o idoso, mas também sua família e a comunidade em que ele vive.
Açúcar
Cada lata de refrigerante tem 10 colheres de chá de açúcar. O consumidor médio ingere mais de meia xícara total de açúcar por dia. Este excesso pode deixar o sangue inundado de açúcar quase o tempo todo, levando a consequências no cérebro.

A quantidade de açúcar nos achocolatados tradicionais chega a representar mias de 80% da composição do produto, ou seja, 2 colheres de sopa (20g) tem 16g de açúcar!

O Brasil é o maior mercado mundial de achocolatados em pó, e tem essa liderança devido ao hábito dos brasileiros de consumir esse tipo de produto no café da manhã. O açúcar é um ingrediente de baixo custo para as empresas, porém, para nosso corpo, apenas calorias vazias. Como proteger seu cérebro? 
Evite o açúcar e componentes que viram açúcar no nosso organismo, como a farinha de trigo.

Evite a gordura trans dos Fast-foods.

Consuma suco de romã e uvas vermelhas. Os polifenóis e resveratrol são importantes para as células cerebrais.

Use a prevenção: alimentação saudável, atividade física regular e um sono de qualidade previnem a atrofia e envelhecimento do cérebro.

Texto:
Nutricionista Carol França, Instagram @carolfrancaa 

Machado, Jacqueline, et al. “Estado nutricional na doença de Alzheimer.”Rev Assoc Med Bras 55.2 (2009): 188-91.
De La Monte, S.M. Alzheimer’s Disease Is Type 3 Diabetes – Evidence Reviewed. Journal of Diabetes Science and Technology. 2008 November


Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário