sexta-feira, 26 de outubro de 2012

O buriti e o Rosa - III (características)

Características do buriti

Saem dos mesmos brejos – buritizais enormes. Por lá, sucuri geme.

Daí longe em longe, os brejos vão virando rios. Buritizal vem com eles, buriti se segue, segue.

Daí, se desceu mais, e, de repente, chegamos numa baixada toda avistada, felizinha de aprazível, com uma lagoa muito correta, rodeada de buritizal dos mais altos: buriti – verde que afina e esveste, belimbeleza.

De repente, com a gente se afastando, os pássaros todos voltavam do céu, que desciam para seus lugares, em ponto, nas frescas beiras da lagoa – ah, a papeagem no buritizal, que lequelequeia.

Buriti, minha palmeira,
lá na vereda de lá
casinha da banda esquerda,
olhos de onda do mar...

Em mês de agosto, buriti vinhoso...

Meu boi preto mocangueiro,
árvore para te apresilhar?
Palmeira que não debruça:
buriti – sem entortar...

Corro os dias nesses verdes, meu boi mocho baetão: buriti –água azulada, carnaúba – sal do chão...

Nos gerais. Ah, buriti cresce e merece é nos gerais!

Um dia, no não poder, ele soube, ele quase viu: eu tinha gozado hora de amores, com uma mocinha formosa e dianteira, morena cor de doce-de-buriti.

Então, eu ia deixar para a boca dos outros aquela menina que se agradou de mim, e que tinha cor de doce-de-buriti e os seios tão grandes?

... o flaflo de vento agarrado nos buritis, franzido no gradeai de suas folhas altas; ...

Daí, passamos um rio vadoso – rio de beira baixinha, só buriti ali, os buritis calados.

Pergunto coisas ao buriti; e o que ele responde é: a coragem minha. Buriti quer todo azul, e não se aparta de sua água – carece de espelho.

Assim que fevereiro é o mês mindinho: mas é quando todos os cocos do buritizal maduram, e no céu, quando estia, a gente acha reunidas as todas estrelas do ano todo.

Mas, quando o dia clareou de todo, eu estava diante do buritizal. Um buriti – tetéia enorme.

... o Tipote, que achava os lugares d’água, feito boi geralista ou buriti em roto de semente; ...

Sem Otacília, minha noiva, que era para ser dona de tantos territórios agrícolas e adadas pastagens, com tantas vertentes e veredas, formosura dos buritizais.

Do livro: Grande Sertão Veredas, Guimarães Rosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário