sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Bioprodutos desenvolvidos pela EMBRAPA – II

Feromônio para monitoramento e controle do percevejo da soja



Proteção intelectual - sim


Descrição

Feromônios sexuais são compostos químicos voláteis produzidos por indivíduos de uma espécie e que modificam o comportamento de outros da mesma espécie. Para obtenção deste semioquímico utilizou-se da substância natural liberada pelo macho sexualmente maduro para atração da fêmea, para produzir um feromônio sintético. O composto químico resultante é específico para o percevejo Euschistus heros que ataca culturas de soja e outros grãos. Dessa forma, esse produto auxilia no monitoramento dessa praga em cultura de grãos, permitindo o uso racional de inseticidas. Seu uso pode se dá pela aplicação em pastilhas e colocação em armadilhas para atrair as fêmeas de percevejos ou pulverizado sobre a lavoura.


Pontos fortes


Composto natural com baixa agressividade ambiental;
Reduz custos de produção, pois permite o uso racional de inseticidas;
Ação específica;
Não-tóxico ao ser humano.

Oportunidades


As perdas causadas pelo ataque do percevejo são em torno de 20% da safra mundial de soja. Assim, há uma demanda internacional por produtos para controle deste inseto que resultem em menor quantidade de resíduos químicos. Os efeitos nocivos à saúde pública e ao meio ambiente produzidos pelos agrotóxicos tem demandado novas estratégias de controlar pragas na agricultura e o uso de biocontroles está em expansão. O manejo integrado de pragas e a ampliação do consumo de produtos orgânicos também proporcionam maior divulgação e uso dos biocontroles, sendo o feromônio uma alternativa viável e de baixo custo para monitoramento e controle de percevejos em diferentes culturas agrícolas.

Visite o site http://www.cienciaparavida.com.br/ambientedenegocios/02-bioprodutos.html, onde o empresário/empreendedor, encontrará informações como descrição, pontos fortes, estágio de desenvolvimento, parceiros, oportunidades de negócios e o contato para os interessados em obter mais informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário