quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Santa Catarina: Agricultores de Braço do Trombudo aprendem sobre o cultivo de plantas medicinais

Um mercado a ser explorado e que está longe dos olhos de muitos agricultores é o cultivo e comercialização de plantas medicinais. Para incentivar a prática é ministrado em Braço do Trombudo nesta terça e quarta-feira (23 e 24/10) o curso “Plantas Medicinais”. A capacitação é realizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), em parceria com a Prefeitura e ocorre das 8h30min às 16h30min, na residência de Guido Vermoelhen, na localidade de Braço Novo.


O curso aborda a higienização, colheita, secagem, armazenamento e comercialização das plantas, um trabalho, que de acordo com o instrutor do Senar, Volmir Carlos de Oliveira, pode gerar uma boa fonte de renda. “Hoje nos mercados e farmácias encontramos embalagens com dez gramas de alguma erva medicinal por cerca de dois reais. A lista de plantas autorizadas pelo Ministério da Saúde para consumo é extensa, abrange 60 itens. São ervas que facilmente podem ser cultivadas, a baixo custo e com alto valor de venda”, destacou.

Oliveira destacou que a ideia de produzir e comercializar as ervas medicinais precisa ser colocada em prática. “O que falta é os agricultores perceberem esse potencial, pensarem como empreendedores. O negócio é rentável, há mercado. É sobre isso que também queremos instruir, ensinar desde o cultivo até a comercialização”.

A agricultora Ursula Hamm, moradora da localidade de Alto Braço Novo, é uma das onze inscritas para participar do curso. “Eu não uso remédios, só plantas e vivo muito bem. Em casa tenho vários tipos de ervas e tenho muito interesse em fazer a venda desses produtos, por isso, busquei aperfeiçoamento, por acreditar que vale a pena”.

A Farmácia Viva no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) foi instituída pelo Decreto número 5.813, de 22 de junho de 2006, que aprova a Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos.

Data: 24.10.2012
Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário