quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Faça do seu alimento o seu medicamento

Existem alimentos com características/especificidades que se designam como alimentos funcionais. 

O que são alimentos funcionais? 

Pode definir-se como alimento funcional aquele que exerce efeitos positivos na saúde humana para lá do seu conteúdo nutricional, quer seja na prevenção de determinada doença quer seja na colaboração da terapêutica. 

O conceito de um alimento funcional baseia-se na alteração ou modificação dos alimentos com o objetivo de promover a saúde, bem-estar e para reforçar a sua contribuição para uma dieta saudável. 

As áreas de maior desenvolvimento para os alimentos funcionais estão relacionadas com os seguintes aspetos: saúde do trato gastrointestinal (Iogurtes com bifidobactérias) e imunidade, controlo da diabetes (iogurtes com baixo Índice Glicemico, tostas sem adição de açucares), saúde dos ossos (leites enriquecidos com Cálcio), bebidaas fortificadas com vitaminas A, C, E, produtos enriquecidos com fitosteróis, ácidos gordos polinsaturados (ómega-3 ou ómega-6), constituem outra gama de produtos mais dirigidos para a prevenção das doenças cardiovasculares, cancros e obesidade. 

Uma dieta saudável e variada leva ao equilíbrio nutricional que o organismo necessita para as suas funções fisiológicas.

Texto: Ana Estrela
Data: 25.10.2012
Link:
http://www.ptjornal.com/2012102511641/prato-medida/artigos/faca-do-seu-alimento-o-seu-medicamento.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário