domingo, 23 de dezembro de 2012

Ponto de Cultura Axé Ô constrói horta no sistema mandala

Ponto de Cultura Axé Ô finaliza as atividades de 2012
Ponto de Cultura Axé Ô constrói horta no sistema mandala (Foto: Divulgação)

Membros das comunidades do Candeal e Caípe Velho se reúnem para a construção coletiva da horta no sistema mandala, no espaço do Centro de Promoção de Desenvolvimento Sustentável Oxogun Ladê, situado na Estrada do Caípe Velho, em São Cristóvão. Com esta ação, o Ponto de Cultura Axé Ô finaliza as atividades de 2012 da oficina de agroecologia, iniciada em setembro deste ano.

Ao longo de 2012, durante a oficina de Agroecologia, estudantes e monitores promoveram debates sobre ‘Agroecologia’, em visita ao EVA-UFS – Espaço de Vivência Agroecológica da UFS, e sobre ‘Segurança Alimentar e Nutricional no Povoado Caípe Velho’. Os integrantes da oficina de agroecologia participaram de várias práticas agroecológicas como a de adubação verde na sede do Oxogun Ladê, de aproveitamento integral dos alimentos na Escola Municipal Lourdes Tavares (Pov. Caípe Velho); de construção do minhocário na sede do Oxogun Ladê; de Espiral de Ervas no Povoado Caípe Velho; de reaproveitamento de resíduos sólidos na confecção de berços de mudas; além da exibição de filme e debate sobre consumo sustentável.

Durante a oficina houve a arrecadação de garrafas Pet com a comunidade para serem reaproveitadas na confecção de hortas verticais, canteiros de compostagem na sede do Oxogum Ladê; e irrigação alternativa.

A coordenadora da oficina de Agroecologia, Elis Santos Correia, conta que a oficina teve um resultado muito além do esperado que pode ser constatado tanto na mudança de hábitos e na forma de pensar o meio ambiente, como na adoção de técnicas de agroecologia apreendidas. “Temos alunos como Lenildes, Artur e Gustavo que já construíram suas próprias hortas espirais com garrafa pet em casa e utilizam muitas das técnicas, a exemplo do espiral de ervas, e outras apreendidas em apenas quatro meses e a partir do conhecimento adquirido em 16 aulas de agroecologia. Com certeza no próximo ano teremos um resultado ainda melhor”, avaliou Elis Correia.

Agroecologia e Candomblé

Elis Correia explica que o Ponto de Cultura Axé Ô decidiu trabalhar com Agroecologia por haver uma preocupação em incorporar o trabalho ambiental junto a sistemas de produção e de discutir temas como Sustentabilidade; Segurança alimentar e nutricional; e Resíduos Sólidos com a comunidade do entorno e de dentro do Centro de Promoção de Desenvolvimento Sustentável Oxogun Ladê, na zonal rural de São Cristóvão.

De acordo com Elis Correia, a agroecologia permite um diálogo íntimo e respeitoso do ser humano com a natureza, aliando a preocupação com o sagrado Afro brasileiro, que é a própria natureza. Este eixo se soma à atenção ao desenvolvimento local das comunidades, junto ao resgate contínuo da cultura camponesa.

“A oficina de agroecologia do Ponto de Cultura Axé Ô, em 2012, propôs momentos de Reflexão-Ação-Reflexão para a comunidade interessada, aliando a teoria às práticas de manejo agroecológico e permitindo um contínuo pensar sobre a realidade, e sobre nós mesmos que, como atores históricos, somos capazes de atuar e transformar estas realidades”, explicou.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Data: 23.12.2012
Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário