quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Plantas nos quintais - um tomateiro muito produtivo em São Paulo

Muitos tentam plantar e conduzir os cultivares de tomate de consumo mais comum nas saladas em seus quintais, seus vasos ou suas jardineiras. Alguns até conseguem completar um ciclo de colheita, mas logo surgem doenças que inviabilizam a permanência dos mesmos.

No entanto, há cultivares que produzem pequenos tomates denominados, geralmente, tomates do tipo cereja. Eles são rústicos e, muitas vezes, suas sementes caem no terreno e brotam por conta própria. 
É semear, ver saindo as mudas rapidamente e, depois de 2 a 3 meses, observar a produção de uma bela quantidade de tomatinhos. Outra vantagem, é ficar colhendo por mais de um mês. 

O tomateiro da foto, incluindo a autoria das fotos, é da Maria Nakano. Para chegar nesses resultados, a colega plantou as sementes em um vaso com uns trinta centímetros. O substrato pode ser composto por partes iguais de terra comum, composto e areia. Nakano irriga dia sim, dia não. As sementes que conseguiu foram obtidas de frutos de um tomateiro que estava na escola em que ela trabalha. O tomateiro recebe bastante sol, o que contribui para um ótimo desenvolvimento.

Para crianças é uma boa forma de fazer com que consumam os tomates, que são são considerados boas fontes de vitaminas e sais minerais, pois os cultivares do tipo cereja são mais doces. Para as dietas é uma beleza, pois 100 gramas de tomatinhos não chegam a fornecer 30 kcal.

Texto: Marcos Roberto Furlan

Nenhum comentário:

Postar um comentário