quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Tereré: mais que uma bebida refrescante! - Boletim PLANFAVI CEBRID - n.27, jul-set, 2013

A erva mate (Ilex paraguariensis) é componente principal do Tereré, uma bebida refrescante de origem guarani. Inversa ao chimarrão, que utiliza água quente, o Tereré consiste em uma mistura de água fria ou gelada com ervamate e ervas medicinais (yuyos).
Ficheiro:Ilex paraguariensis - Yerba mate - desc-leaves.jpg

Há uma vasta gama de ervas medicinal que podem ser usadas no Tereré, sendo as mais comuns a kapi’i katî (Killingia odorata) erva de Santa Lúcia (Ageratum conizoides), hortelã (Mentha arvensis), cedrón (Lippia citriodora), limão, agrião, cocú (Allophyllus edulis). Como uma forma de interação entre as diferentes gerações, permaneceu o hábito da roda de Tereré através de gerações.

Bebida do pantanal paraguaio utilizada com a finalidade de filtrar a água salobra encontrada na região na época da estiagem, também é usada para fins terapêuticos. Estudos científicos mostram que o Tereré é estimulante da atividade física e mental. Por conter cafeína, elimina a 
fadiga, atuando beneficamente sobre os nervos e músculos e na circulação do sangue, reforçando o organismo, o que favorece o trabalho intelectual. Algumas pesquisas apontam que a erva-mate pode ajudar no processo de regeneração celular. Em algumas circunstâncias chega até a suprir a sensação de fome e por isso auxilia no processo de emagrecimento,  tanto pela ausência de calorias quanto pelas suas propriedades.

O Tereré é mais que uma bebida refrescante, pois o mate tomado gelado conserva mais propriedades do que servido quente, além de haver relação entre o consumo do mate em grandes quantidades e em altas temperaturas (chimarrão) e o aumento no risco de desenvolvimento de carcinoma (SILVA, 2008).

Porém, mesmo o Tereré, pode aumentar a pressão e em altas doses provocar insônia, irritabilidade, nervosismo e até taquicardia. E, por conter cafeína, elemento que inibe a absorção de cálcio, de ferro não-heme e de vitamina B1, prejudica o crescimento de crianças (LUZ, 2007).

Paraguai: Tereré é símbolo nacional. <http://paraguaiteete.wordpress.com/2013/01/21/paraguaiterere-e-um-simbolo-nacional/> Acessado em 07/09/2013.

Silva, J.F. Efeitos da temperatura e do mate (Ilex paraguariensis) sobre o processo de carcinogênese De esôfago em ratos wistar machos. Dissertação Mestrado Instituto de Biociências, Câmpus de Botucatu, UNESP, 2008.

Luz, A.R. Concentrações séricas de cálcio e ferro em jovens consumidores de Tereré (Ilex paraguariensis), Dourados-MS. Dissertação Mestrado -Universidade de Brasília, Brasília, 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário