segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Doenças Crônicas não transmissíveis - Asma

04 Agosto 2014

Centenas de milhões de pessoas de todas as idades sofrem com doenças crônicas e de alergias respiratórias em todos os países do mundo e mais de 500 milhões delas vivem em países em desenvolvimento. Elas afetam a qualidade de vida das pessoas, interferindo no período produtivo de suas vidas, podendo causar prejuízos pelo absenteísmo ao trabalho e à escola.

A asma é uma destas doenças que são um problema de saúde pública por afetar parcela significativa da população, principalmente crianças. Para quem sofre de asma, é preciso cuidados especiais nos meses mais frios do ano e nos períodos de seca, quando os sintomas podem se agravar. A asma é caracterizada pela inflamação das vias aéreas inferiores quando a pessoa é exposta a estímulos, como ar frio e seco, alterações climáticas, poeira, fumaça de cigarro e mofo, por exemplo. Mas o quadro asmático pode ser reversível espontaneamente ou com tratamento.

A doença é identificada por sintomas como falta de ar, chiado no peito e tosse persistente à noite ou ao acordar. A asma pode afetar diretamente no dia a dia, por isso é importante ter o controle desses sintomas, para que a pessoa diagnosticada com a doença possa ter qualidade de vida e consiga desenvolver atividades normais, como trabalho, escola e lazer.

A paciente Taciana Alencar, de 32 anos, convive com a asma desde criança e controla a doença com o uso regular de medicamentos adquiridos na Farmácia Popular. “Fui informada pela minha médica, após o diagnóstico, de que poderia ter acesso ao medicamento de forma gratuita. A farmácia credenciada fica na rua da minha casa e não ter esse gasto extra com remédio faz muita diferença. Desde a minha infância convivo com a asma, que afeta na minha vida social, profissional e até no sono. Poder controlar a doença melhorou muito a minha qualidade de vida”, conta Taciana Alencar, moradora do Recife (PE).

O Ministério da Saúde, desde 2011, disponibiliza medicamentos gratuitos para o tratamento da asma, por meio nas Farmácias Populares. Além de medicamentos para hipertensão e diabetes, e com mais 13 tipos de medicamentos com preços até 90% mais baratos utilizados no tratamento de dislipidemia, rinite, mal de Parkinson, osteoporose e glaucoma, além de contraceptivos e fraldas geriátricas para incontinência.

Para ter acesso gratuito aos medicamentos, basta que o usuário apresente o CPF, um documento com foto e a receita médica dentro do prazo de validade em qualquer um dos estabelecimentos credenciados.

Está em dúvida se o seu medicamento está disponível? Veja a lista de medicamentos

Fonte: Bia Magalhães

Nenhum comentário:

Postar um comentário