domingo, 3 de agosto de 2014

Foz do Iguaçu: Medicamentos fitoterápicos

29.07.2014

Pacientes do Programa Saúde da Família serão os primeiros beneficiados pelo programa de Plantas Medicinais Fitoterápicos na Rede Municipal de Saúde
Está marcada para agosto, a capacitação dos profissionais que vão atuar no Programa de Planta Medicinais Fitoterápicos na rede municipal de saúde de Foz. São cerca de cem pessoas entre médicos, farmacêuticos, enfermeiros, nutricionistas e dentistas que trabalham no Programa Saúde da Família, que farão 40 horas de curso entre teoria e prática dos protocolos. Essa é a primeira etapa de implantação do programa, que além da licitação para a contratação da empresa de capacitação, finalizou o pregão eletrônico para a compra dos medicamentos fitoterápicos. Serão adquiridos chás, cápsulas industrializadas e manipuladas para o tratamento de hipertensão, diabetes e saúde mental.

A implantação do programa vai ocorrer de forma gradativa, envolvendo as 37 equipes do Programa Saúde da Família que funcionam nos bairros da cidade. O projeto de Arranjo Produtivo Local em Plantas Medicinais e Fitoterápicas no Sistema Único de Saúde é do Ministério da Saúde, que vai fazer o repasse dos recursos para aquisição dos medicamentos e capacitação das equipes.

De acordo com a coordenadora do projeto de Fitoterapia no município, Christiane Magdalena Lopes Pereira, “o objetivo de trazer esse programa para Foz do Iguaçu, é oferecer aos pacientes uma medicação que têm efeitos colaterais menores. O público alvo será pessoas com doenças crônicas que respondem melhor à fitoterapia do que aos remédios químicos”.

Capacitação

Durante a capacitação os profissionais vão aprofundar os conhecimentos sobre os fitoterápicos. Obtidos de matérias-primas ativas vegetais, contêm substâncias químicas que não estão isentas de efeitos colaterais ou de provocar reações adversas pelos constituintes químicos presentes em outras plantas, alimentos ou medicamentos sintéticos. Por isso, é preciso o acompanhamento médico, iniciado pela prescrição, para não acarretar problemas à saúde do usuário.

Benefícios

A medicação fitoterápica na rede pública de saúde reduz os custos tanto para o município como para o paciente que vai adquiri-la. Os primeiros a receberem as indicações desses remédios serão as pessoas que têm problema de pressão alta, diabetes e saúde mental. Nesse último caso será dirigido aos casos de ansiedade e depressão. Esse tratamento é também mais humanizado e amplia o relacionamento médico-paciente, porque o uso de medicamentos fitoterápicos e plantas medicinais, chega perto da cultura popular, que sempre fez uso dos chazinhos. Além, dessa medicação ser eficaz. 

Parceiros

Além da empresa vencedora para o fornecimento da medicação, a Prefeitura de Foz mantêm parcerias com produtores da Bacia do Paraná III, consolidando a opção pelo investimento em ciência, tecnologia e inovação com foco também em resultados a longo prazo. Isso não apenas fortalece os empreendimentos estruturados, mas, também contribui para o aproveitamento do ambiente de oportunidades, induzindo futuras fontes de geração de emprego e renda, promovendo o uso sustentável da biodiversidade e o desenvolvimento da cadeia produtiva local. 

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário