terça-feira, 30 de junho de 2015

Alimentação saudável nas escolas contribui para o pleno desenvolvimento das crianças

Autor: Ministério da Saúde Published At: Qua 24 de Jun, 2015
Um ambiente escolar saudável favorece melhores escolhas alimentares pelas crianças.

Cheiros, sons, iluminação, conforto, condições de limpeza e outras características do ambiente, influenciam na quantidade de alimentos que ingerimos e o prazer de desfrutar da alimentação. Locais limpos, tranquilos e confortáveis ajudam a concentração no ato de comer e convidam a que se coma devagar, contribuindo para que não comamos em excesso. A oferta de alimentos saudáveis nos diferentes ambientes, como nas cantinas e refeitórios escolares e ambiente de trabalho, também é fundamental para favorecer escolhas alimentares mais saudáveis.

Você já refletiu sobre isso? Como é a alimentação na escola do seu filho?

A escola é um local privilegiado para a promoção da saúde e prevenção do sobrepeso e da obesidade. Algumas ações realizadas no ambiente escolar contribuem para formação de hábitos alimentares saudáveis e facilitam o consumo desses alimentos pelas crianças e adolescentes. Por exemplo: a substituição da comercialização nas cantinas escolares de alimentos considerados não saudáveis por preparações mais saudáveis; a oferta de frutas e hortaliças na alimentação escolar e nas cantinas comerciais; a restrição à propagandas de alimentos com quantidades elevadas de açúcares, gorduras saturadas e trans e sódio.

Você sabia que o governo federal proporciona a oferta de refeições no ambiente escolar, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE, a 45 milhões de alunos da educação básica de escolas públicas, inclusive comunitárias, federais, filantrópicas e escolas localizadas em áreas remanescentes de quilombos e em áreas indígenas? Os cardápios escolares devem conter alimentos variados, seguros e que respeitem a cultura, tradições e hábitos alimentares saudáveis, priorizando, sempre que possível, os alimentos orgânicos e/ou agroecológicos. Todos os municípios têm conselhos que são responsáveis por fiscalizar a alimentação ofertada pelo PNAE. Que tal conhecer melhor como funciona o conselho da sua cidade?

Para apoiar as ações de promoção da alimentação saudável no ambiente escolar em escolas particulares, o Ministério da Saúde elaborou o “Manual das cantinas saudáveis – promovendo a alimentação saudável”, que possibilita aos donos e donas de cantinas transformarem seu local em um ambiente promotor da alimentação saudável. Além disso, os cantineiros podem fazer o curso de educação à distância para orientar essa transformação da cantina. Os materiais e links para o curso podem ser encontrados na plataforma www.cantinasaudaveis.com.br, que conta também com dicas e receitas sobre lanches saudáveis! 


Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário