sexta-feira, 12 de junho de 2015

[Biblioteca do Ideias] Fichário d@ Educador Ambiental: Educação Ambiental e Agricultura Familiar

postado por Ramon da Silva Rodrigues Almeida em Quarta-feira, 10 de Junho de 2015
O Ministério do Meio Ambiente (MMA) lançou a 13ª edição da revista COLECIONA, com a publicação: Fichário d@ Educador Ambiental – “Educação Ambiental e Agricultura Familiar, que está na Bilioteca do Ideias e você pode encontrar aqui.

A publicação volta o olhar ao meio rural, mais particularmente para a Agricultura Familiar, de forma articulada com a educação ambiental, em conjunto com temas como a segurança e soberania alimentar, as lutas camponesas, a agroecologia, a valorização dos saberes tradicionais, entre outros.

Se dá a importância da agricultura familiar como principal produtora de alimentos e, portanto, fonte de abastecimento à mesa da população brasileira, além desse tipo de agricultura garantir a preservação dos biomas, a preservação de sementes crioulas e a manutenção de tradições culturais.

O objetivo do fichário é ser um guia prático que poderá auxiliar na formação, capacitação e aperfeiçoamento na temática da educação ambiental, contendo textos para pensar a própria EA, relatos de ações e projetos de educação ambiental na agricultura familiar, além de entrevistas com diversos estudiosos do tema, inclusive uma entrevista com atual presidenta do Consea, Maria Emília Lisboa Pacheco, que fala sobre segurança alimentar e nutricional e o papel do Consea para a garantia destas. Por fim o fichário traz algumas indicações de leituras que envolvem o tema de educação ambiental, agricultura familiar e meio ambiente.

Por geral busca-se fortalecer as ações de educação ambiental e construir coletivamente estratégias para enfrentar os problemas socioambientais da zona rural que enfrentam os atores da agricultura familiar.

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário