sexta-feira, 12 de junho de 2015

Centro de Excelência: Alimentação escolar combate casamento precoce e trabalho infantil no Benim

Fonte: ONUBR - Nações Unidas no Brasil - Quinta-feira, 11 de Junho de 2015 


Com a distribuição de alimentos gratuita nas escolas, os pais começaram a ver no ensino uma alternativa positiva para o futuro de seus filhos.

No Benim, a alimentação escolar está ajudando a promover os direitos das crianças. Além de atrair mais crianças para as escolas, as refeições também contribuem para reduzir os casos de casamento precoce entre as meninas e do trabalho infantil entre os meninos.

Esses relatos foram feitos por pais de crianças em comunidades rurais do Benim e ouvidos pela consultora do Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos (PMA), Erika Oliveira, que no começo de junho começou uma missão técnica ao país. Durante sua visita, conheceu as operações em cinco escolas (três na vila de Nikki e duas em Toviklin que possuem 1.024 alunos) para ver de perto como funcionam as modalidades de alimentação escolar no país, umas com alimentação escolar fornecida pelo PMA, outras pelo governo e há mais outras com o apoio da organização internacional PME (Partenariat Mondiale pour l’Éducation).

Segundo as comunidades, a alimentação escolar atraiu as crianças à escola e trouxe benefícios diretos, como o melhor desempenho e a maior assiduidade às aulas. Mas o que mais chamou a atenção da consultora foram os relatos dos pais da vila de Toviklin. “Eles contaram que a cantina contribuiu não só para a educação das crianças, mas também para a diminuição do casamento precoce das meninas. E vários pais que enviavam seus filhos para trabalhar na Nigéria agora viam outra opção (enviar as crianças à escola), pois sabiam que lá eles poderiam comer”, conta a consultora Erika.

Além da melhoria educacional e nutricional, a alimentação escolar contribui para a diminuição do trabalho infantil e promove a igualdade de gênero. “Ela também contribui indiretamente na renda familiar já que a família não precisa mais se preocupar em alimentar as crianças na hora do almoço”, acrescenta Erika.

Benim agora se inspira na experiência brasileira de alimentação escolar e quer ampliar o acesso à alimentação escolar por meio de políticas multissetoriais que envolvam diferentes ministérios, principalmente para estabelecer conexão entre a alimentação escolar e a agricultura familiar.

Uma delegação do governo do Benim veio ao Brasil em abril de 2014 em visita de estudo organizada pelo Centro para conhecer as políticas brasileiras de alimentação escolar e combate à fome.

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário