sexta-feira, 12 de junho de 2015

Cooperativas nordestinas levam produtos orgânicos para feira internacional

quarta-feira, 10 Junho, 2015

Enviado por theo.rochefort 
Foto: Eduardo Aigner/MDA

Visitantes da Bio Brazil Fair 2015 vão conhecer produtos de frutos típicos do semiárido nordestino comercializados pela Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaça, da Bahia (Coopercuc). O evento, que é o maior no segmento de orgânicos da América Latina, ocorre de 10 a 13 de junho, em São Paulo. 

O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) oferece um espaço de 131 metros quadrados para empreendimentos da agricultura familiar, como a Coopercuc. A cooperativa levou para o espaço geleias, polpas e doces nos sabores de maracujá da Caatinga, goiaba e umbu, além de doce de banana. 

Representante comercial da Coopercuc, Irene Sena, conta que a participação na feira é positiva. “Sempre vamos com uma grande expectativa para esses eventos. Esperamos fechar novos negócios”, destacou. O grupo está no ramo há 11 anos, e conta com 252 associados.

Quem também participará do evento é a Cooperativa Mista dos Apicultores da Microrregião de Simplício Mendes (Comapi). O grupo piauiense, criado em 2007, conta com 645 agricultores familiares dedicados ao cultivo de hortas comunitárias, à criação de cabritos e aves, além da produção de mel – carro-chefe do empreendimento.

O secretário de finanças da Comapi, Lorimar Reis, 32 anos, é um dos dez agricultores familiares da Associação de Jovens Rurais Bom Futuro (PI), adquirida em 2005 pelo Programa Nacional de Crédito Fundiário do MDA. Segundo Lorimar, a previsão da associação é produzir nove toneladas de mel, somente neste ano.

Gerente de comercialização da Comapi, Paulo José, informou que a maior parte das vendas é feita para fora do Brasil, e que a participação no evento pode mudar esse cenário. “Buscamos ampliar a comercialização no mercado interno, e acredito que a feira ajude bastante”, destacou.

Espaço MDA

Os empreendimentos da agricultura familiar selecionados vêm das Regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Sul. A participação do MDA é feita por meio do Brasil Agroecológico que mobiliza 10 ministérios do Governo Federal para fortalecer as políticas de apoio à agroecologia e produção orgânica e, assim, ampliar o número de agricultores familiares que produzem produtos saudáveis ao mercado consumidor. 

A feira é um espaço importante para divulgar também o Selo de Identificação da Participação da Agricultura Familiar (Sipaf) fazendo com que o consumidor possa escolher seus produtos, priorizando aqueles agricultores familiares e, desta forma, apoiar a consolidação dos empreendimentos para gerar emprego e renda no campo. 

Serviço

Feira Bio Brazil Fair 2015 / BioFach América Latina - 11ª Feira Internacional de Produtos Orgânicos e Agroecologia
Data: 10 a 13 de junho
Horário: das 11h às 19h, diariamente. 
Local: Pavilhão da Bienal do Ibirapuera – São Paulo
Para o público em geral, a feira será aberta nos dois últimos dias, 12 e 13 de junho.
A entrada é de graça.

See more at:

Nenhum comentário:

Postar um comentário