domingo, 24 de janeiro de 2016

Projeto Ka'a-eté e as PANCs - exemplo: Picão-branco (Galinsoga quadriradiata)


Nomes populares:Picão-branco, botão de ouro, fazendeiro ou fazendeiro-peludo,

Chamado de Picão-branco, botão de ouro, fazendeiro ou fazendeiro-peludo, apenas com esses nomes populares identificamo algumas características, ele tem flor que parece um botão de ouro e tem pelos. 

É uma planta anual, de 30 a 60 cm de altura, ramificada, suas folhas tem pelos brancos e longos, a margem da folha é claramente denteada. As flores se organizam com uma a três flores por grupo, no centro são de cor amarela como um botão de ouro, e as pétalas são de cor branca. Preste atenção nas pétalas das flores, essas são próximas uma das outras, se dividi-las ao meio, os dois lados serão iguais. 

É fácil encontra-la em terrenos baldios, hortas jardins, pomares, na estrada, ou fazendas, locais onde é vista quase sempre como erva daninha, raramente alguma mente a enxerga como alimento nutritivo e rico, a maioria resume a planta como mero inço. 

Caso encontrá-la em locais super poluídos, fique atento se tem mudas pequenas para levar pra sua horta, ou se tem sementes formadas, em fim, colete o que tiver e plante.

Mais informações sobre a planta:

Um comentário: