sábado, 29 de setembro de 2012

Alguns destaques dos artigos publicados na Revista Fitos (abr-jun.2012) - I

Revisão do gênero Bauhinia abordando aspectos científicos das espécies Bauhinia forficata Link e Bauhinia variegata L. de interesse para a indústria farmacêutica
Albina C. O. Nogueira e Cláudia V. S. Sabino

Sobre o efeito hipoglicemiante da unha-de-vaca (Bauhinia forficata) 

Russo e colaboradores (1990) demonstraram que a infusão preparada com as folhas não apresentou efeito hipoglicemiante em pacientes com glicemia normal e em pacientes com diabetes Tipo II (não insulino dependente). Analisando a ação do decocto das folhas (150g/L de água), através da administração oral crônica em ratos diabéticos, os animais mostraram uma melhoria no metabolismo de carboidratos verificando menores níveis de glicemia e glicosúria (Russo et al., 1990). A fração n-butanólica do extrato das folhas foi efetiva no decréscimo do nível de glicose, provavelmente agindo através da redução de sua absorção intestinal (Silva et al., 2002). A administração oral do extrato demonstrou uma diminuição considerável nos níveis de glicose, tanto nos animais saudáveis quanto nos hiperglicêmicos (Silva et al., 2002). Pepato e colaboradores (2002) também realizaram experimentos para verificar a atividade hipoglicemiante de B. forficata.

Administração do decocto a ratos durante 31 dias por via oral mostrou uma redução nos níveis séricos de glicose e de uréia presentes na urina em relação ao grupo controle. No entanto, esta melhora não parece estar relacionada à inibição da glicogênese, nem mesmo o extrato parece agir de maneira similar à insulina ou sulfoniluréias, embora possa agir através da inibição da neoglicogênese.

Os extratos de Bauhinia forficata podem reduzir a taxa de glicose, triglicerídeos e colesterol total, sendo útil no tratamento do diabetes tipo II (Lino et al., 2004).

Link para baixar a revista:

Foto: Eduardo Luís Hettwer Giehl

Nenhum comentário:

Postar um comentário