sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Rio Grande do Sul: Emater/RS-Ascar auxilia na construção de Relógio do Corpo Humano em escola de Rodeio Bonito


Na última quinta-feira (27/09), foi construído um Relógio do Corpo Humano com plantas bioativas no pátio da Escola de Educação Especial de Rodeio Bonito – APAE. Esse trabalho faz parte de um projeto desenvolvido pela escola, dentro do Programa União Faz a Vida, coordenado pela professora Marivete Fusiger, com a assistência técnica da Emater/RS-Ascar de Rodeio Bonito. As plantas bioativas foram o tema trabalhado pela Emater/RS-Ascar junto aos alunos e mães, durante o mês de setembro.

O Relógio do Corpo Humano é uma estrutura composta de diversas plantas e faz a relação entre o funcionamento dos principais órgãos do corpo humano com seus horários de pico de funcionamento e as plantas medicinais que têm ação farmacológica sobre eles.

O Relógio foi construído utilizando-se pneus velhos que foram coloridos e mudas produzidas pelas próprias mães dos alunos. “O relógio do corpo humano tem função didática e, para os alunos e as mães, a construção foi uma atividade que proporcionou uma terapia mental. Espera-se que as mães possam copiar a ideia e transferir para suas casas, construindo um pequeno horto em suas residências e contribuindo para a manutenção das plantas bioativas”, disse a extensionista de Bem-Estar Social da Emater/RS-Ascar de Rodeio Bonito, Valéria Maria Zanata Senger. Para concluir o projeto, os alunos e a professora vão pintar as placas e identificar as plantas do horto.

De acordo com a extensionista, em um primeiro momento, no início do mês, as mães participaram de uma palestra sobre identificação e usos das plantas bioativas, sobre a história das plantas e o uso do relógio do corpo humano com plantas bioativas na saúde. “Buscamos uma sensibilização para o resgate das plantas e também a construção do relógio do corpo humano na escola”, explicou Valéria.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional Passo Fundo

Jornalista Vanessa Almeida de Moraes
vanessa@emater.tche.br
(54) 3311-5066Data: 28.09.2012
Link:
http://www.emater.tche.br/site/noticias/noticia.php?id=15361

Nenhum comentário:

Postar um comentário