quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Ginseng: Energia extra (Revista Herbarium)


Uma cápsula com 2.000 miligramas de ginseng puro moído por dia, durante quatro semanas. Essa é a dose necessária para proporcionar uma melhora no cansaço provocado pelo câncer. Pelo menos é o que sugere uma pesquisa realizada pela prestigiada Clínica Mayo, nos Estados Unidos, com 340 pacientes, a maioria deles com tumores nas mamas, que já tinham completado o tratamento da doença ou estavam passando pelo processo. Depois de oito semanas, os resultados se tornaram ainda mais evidentes e fizeram com que os voluntários se sentissem com muito mais energia e disposição, sem apresentar nenhum efeito colateral. Outro trabalho, esse feito na Universidade de Hong Kong, na China, identificou também compostos com ação anti-inflamatória no vegetal.

Os benefícios apresentados pelas duas equipes de pesquisadores já seria o suficiente para fazer com que essa planta, que tem como nome científico Panax quinquefolius, ganhasse o título de medicinal. Mas a lista dos seus atributos não para por aí. “O ginseng é riquíssimo em antioxidantes e, por isso, combate os radicais livres e aumenta a imunidade”, conta a fitoterapeuta Paula Castilho, de São Paulo. “Ele também tem ação moduladora de inflamações, melhora a circulação periférica, auxilia na memória, em certos tipos de ansiedade e no metabolismo da digestão, principalmente em quadros de obesidade, síndrome metabólica e diabetes”, acrescenta o médico Clement Hajian, especialista em acupuntura com habilitação em fitoterapia. “O vegetal também pode ser útil no tratamento de lesões musculares e de fibromialgia”, complementa.

Segundo Paula Castilho, a relação dos predicados dessa planta, que também é conhecida como Panax ginseng ou ginseng asiático, vai além. “Ela ainda é estimulante sexual, já apresentou bons resultados no tratamento da impotência, ajuda a reduzir a pressão arterial, previne a gripe, principalmente em idosos, e ajuda a evitar o aparecimento do câncer.” Isso sem falar que ela é a erva mais estudada do mundo para o aumento da performance física. Mas, por mais irresistível que o ginseng possa parecer, antes de começar a utilizá-lo é imprescindível consultar um médico para determinar a dosagem ideal para cada pessoa.

Texto: Thais Szegö
Data: 26.09.2012
Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário