sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Mato Grosso do Sul: Projeto Mandala


A palavra Mandala vem do sânscrito e significa “sagrado” ou “circulo mágico”. Mandala são hortas no formato circular que foge do formato tradicional, que são canteiros em linha reta, esse formato de horta ainda não tão comum foi introduzido a mais de 30 anos atrás, que se iniciou na década de 1970, com o movimento de permacultura, criado pelo ambientalista Bill Mollison, na Austrália. Essa técnica utilizada para hortas economiza água, trabalha com várias diversidades de plantas e faz a utilização de fertilizantes orgânicos.

Para se introduzir a Mandala é necessário que se faça a escolha da área a ser cultivada e no centro da área coloca-se um tanque de irrigação e por meio de linhas de drenagem água escorre para o meio e é recaptada para o centro novamente. Esse sistema de produção é indicado para Agricultura Familiar, ele pode ser feito em uma área pequena e com poucos recursos. O objetivo do Projeto Mandala é fazer o manejo do solo em harmonia com a natureza.

Ao iniciar o plantio no Sistema Mandala, plante a maior variedade de espécies possíveis, a mistura de espécie tem um papel fundamental, pois quanto maior a diversidade, maior será o equilíbrio ambiental e menor o índice de pragas e doenças. As diversidades de plantas atraem insetos que se polinizam e se alto controlam, a rotatividade de plantas contribui para a saúde do solo.

Esse sistema tem até 9 círculos concêntricos de 2 metros de largura, os 3 primeiros círculos servem para o plantio de hortaliças, os outros 5 para culturas diversas e o ultimo canteiro  serve como proteção ambiental, podendo ser plantados, plantas nativas, plantas medicinais e  arvores frutíferas.

A horta Mandala prevê a introdução de animais (galinhas, patos e peixes) ao redor do circulo onde fica o tanque de água, onde esse círculo geralmente é cercado. O objetivo da introdução desses animais nesse circulo é fazer a utilização do esterco que esses animais geram. Atualmente o Projeto Mandala vem sendo desenvolvido pelo Colégio Agrícola de Inhema- MS, onde a água utilizada vem através de um sistema de captação de água da chuva, feito pelos alunos.

O objetivo do Projeto Mandala é desenvolver uma produção sustentável, visando garantir uma renda alternativa para o pequeno Agricultor Familiar.



Texto e fotos: Flávio Cardoso de Brito

Data: 28.09.2012
Link:
http://batanoticias.com.br/v1/14292/cidades/ivinhema/projeto-mandala/

Nenhum comentário:

Postar um comentário