segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

A tradição contra inveja e mau-olhado

Enviado por luisnassif, dom, 30/12/2012 - 10:15

Por Vaas

Curandeiros têm o poder mágico de tratar pessoas e animais através do uso das mãos ou ferramentas simples como medalhas e cruzes. Na maioria dos casos, estão relacionados ao cristianismo.

"Guaritori Magici" - projeto fotográfico de Stefano Miliffi que examina uma velha tradição de curandeiros ativos em Garfagnana, uma área montanhosa na província italiana de Lucca. Os "Guaritori" dizem ter o poder de tratar verrugas, herpes e doenças da alma como medo e mau-olhado, usando alho-poró, ervas e ícones religiosos. Miliffi esclarece que eles não pedem dinheiro em troca e não aceitam qualquer tipo de doação. É uma antiga tradição passada de pai para filho, à meia-noite na véspera de Natal. No ato de transmição da fórmula, o curandeiro velho perde seu poder de curar. Infelizmente, acrescenta, a tradição está desaparecendo, e os guaritori também.
Ilario tem 85 anos e tem sido um segnatore desde os seus 14 anos de idade. Ele vive em Pieve Fosciana.
 
Elena tem 75 anos de idade, é uma curandeira autodidata. Dependendo da época, ela usa nó de grama, sal e óleo para tratar o mau-olhado.
Anacleto tem 83 anos, mora em Gallicano e pratica a cura desde ps seus 50 anos.
Andreina tem 80 anos e vive em Fabbriche di Vallico. Atribui seus poderes de cura à Providência Divina. Ela cura mau olhado em seres humanos e animais, principalmente vacas e cavalos.
Um pequeno cemitério em Fosciandora, onde curandeiros estão enterrados.
.
Fabbriche di Vallico, comuna italiana da região da Toscana, província de Lucca.

Stefano Miliffi nasceu em 1990, em Lucca, Itália. Fez o curso de fotojornalismo em Marangoni, Florença. Reside, atualmente, em Londres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário