quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Gueroba (Syagrus oleracea Becc.)

Da Articulação Pacari (http://www.pacari.org.br/)
 Pacari Cerrado eco-produtivo
publicado por Pacari
Palmeira Gueroba

A Gueroba (Syagrus oleracea Becc.) é uma palmeira nativa do bioma Cerrado, e de suas amêndoas é extraído um óleo de fragrância delicada e de fácil absorção, que atua como excelente hidratante da pele e dos cabelos, por possuir propriedades emolientes, antioxidantes e nutrientes.

Em sua composição encontramos os ácidos graxos essenciais oléico e linoléico que têm propriedades nutritivas, favorecendo a firmeza e elasticidade da pele.
Coco da Gueroba

O ácido graxo mirístico é responsável pela capacidade detergente do óleo de Gueroba, na formação de espumas em sabonetes. Este ácido graxo também confere ao óleo de gueroba propriedades emolientes e umectantes, o que proporciona consistência e um toque aveludado em loções hidratantes.
Castanha do coco da gueroba

Outro importante componente do óleo de Gueroba é o ácido graxo láurico que penetra com extrema rapidez pelos poros da pele, facilitando a absorção do óleo, assim como dos outros ingredientes ativos contidos nosfitocosméticos da Pacari.
Extração a frio do óleo da gueroba

O óleo de Gueroba é extraído a frio em uma agroindústria comunitária, gestada por mulheres, situada na cidade de Buriti de Goiás (GO). Os cocos da gueroba, matéria-prima para a extração do óleo, são coletados de forma sustentável por agricultores e extrativistas da região da Serra Dourada.

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário