terça-feira, 22 de outubro de 2013

Mapati ou uva da amazônia, fruteira amazônica de potencial econômico, mas com cultivo inexpressivo

Do blog do Afonso Rabelo:

É uma fruteira que produz cachos de frutos muito parecidos com os das uvas, possui fácil propagação, crescimento rápido e rusticidade contra pragas e doenças.

Afonso Rabelo-Engenheiro Florestal
rabeloafonso@gmail.com

NOMENCLATURA DA ESPÉCIE
Nome científico – Pourouma cecropiifolia Mart.
Sinonímias - Pourouma edulis Dufr., Pourouma multifida Trécul, Pourouma sapida H. Karst. e Pourouma uvifera Rusby.
Família – Urticaceae.
Nomes vulgares – mapati (nome vulgar mais utilizado), uva-da-Amazônia, imbaúba-mansa e uva-da-mata.

Origem – Amazônia Ocidental.

Distribuição – Colômbia, Peru, Bolívia e Brasil (Estados do Acre, Amazonas e cultivada em alguns municípios do Estado Pará).

CARACTERÍSTICAS BOTÂNICAS

ÁRVORE – O mapatizeiro é uma fruteira porte médio, nativa da floresta de terra firme da Amazônia Ocidental, podendo atingir até 15 metros de altura no hábitat natural. Possui caule cilíndrico, ritodoma (casca) áspero, coloração cinza e com cicratizes provinientes das quedas das bainhas das folhas. A copa é ampla, espalhadas, com folhagens abundantes e caducifólias, sendo muito ramificada em áreas abertas. É considerada uma espécie de fácil propagação por sementes, além de tolerar latossolos amarelos ácidos de baixa fetilidade, no entanto o crescimento do mapati nessas condições é limitado, todavia em cultivos manejados, apresenta rústicidade contra pragas, doenças e precocidade na produção de frutos (a partir dos 3 anos de idade), considerando ainda, bom porte e boa produtividade. Em decorrência disso, seu cultivo pode ser sugerido em pequenos pomares, sistemas agroecológicos e na recuperação de áreas degradadas. Além dos frutos, a seiva extraída dos brotos foliares do mapatizeiro, é usado na medicina tradicional no combate as enfermidades dos olhos, ou ainda como planta ornamental (Figura 1).
Figura 1. Hábito de crescimento do mapatizeiro.

FOLHAS – São simples, espiraladas, grandes, pecíolos alongados, e com disposições alternas. A lâmina foliar é palmada, sendo dividida entre 9 e 11 lobos, sendo estesconstituídos de margem inteira, superfície lisa e coloração verde na superior e, cinza-claro e presença de nervuras proeminentes na face inferior (Figura 2).
Figura 2. Detalhe da folha do mapatizeiro.

INFLORESCÊNCIA – São formadas nas axilas das folhas, tipo panículas vistosas com flores pequenas, dioicas (plantas com flores unissexuadas, masculinas e femininas, separadas em indivíduos diferentes) e coloração marrom-escuro. As flores masculinas são pequenas, numerosas e constituídas por 4 sépalas separadas e 4 ou mais minúsculos estames. As flores femininas possuem sépalas inteiras, ovário súpero, estilete terminal e 1 (um) estigma.

FRUTOS - São drupas formadas em infrutescências semelhantes aos cachos das uvas, no entanto, são bastantes perecíveis após a amadurecimento; possuem formas globosas a subglobosas, medindo 2-2,3cm de comprimento por 1,5-2,3cm de diâmetro, e pesando em média 13 gramas; o epicarpo (casca) é fino, superfície áspera, fibrosa, coloração violeta-escura quando maduro, e com grande quantidade dos pigmentos antocianinas. O mesocarpo (polpa) com rendimento ±55% do total do fruto é constituído por ±80% de água, possui consistência gelatinosa, suculenta, pouco fibrosa e sabor agradável, sendo levemente adocicado e encerrando boas quantidades de carboidratos, fibras e minerais como cálcio, fósforo e potássio. Esses frutos são consumidos basicamente na forma in natura, logo após a coleta, no entanto, apresenta potencial para preparação de doces, frutas em caldas e desidratadas, geleias, sucos e bebidas fermentadas. A maturação dos frutos nos cachos, ocorrem 4 meses após a polinização (Figuras 3 e 4).
Figura 3. Detalhe da infrutescência com frutos maduros do mapati.
Figura 4. Frutos inteiros e descerrados nas formas transversais e longitudinais.

SEMENTE – Apenas uma por fruto, possui forma triangular, tegumento lenhoso, porém fino e, superfície estriada de coloração marrom-claro; o endosperma (amêndoa) apresenta coloração arroxeada, sendo constituído ±25% do total do fruto. Essas sementes são recalcitrantes e perdem a viabilidade rapidamente, devendo ser colocadas para germinar logo após das retiradas dos frutos.

Link:

6 comentários:

  1. BOA TARDE GOSTARIA DE CONTATO COM PESSOAS QUE TIVESSEM SEMENTES OU MUDAS DE MAPATI PARA TROCAR OU VENDER.
    pesqueirarui6@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLA /EU SERGIO GARCIA FANTE GOSTARIA DE OBTER MUDAS OU SEMENTES DA FRUTA MAPATI POR FAVOR QUEM TIVER COMUNIQUE COMIGO///POR ///SERGIOFALCAONEGRO@GMAIL.COM

      Excluir
  2. Bom dia, meu nome é Pedro Gomes. Da cidade do Rio de Janeiro. Favor quem tenha sementes ou muda de MAPATI favor me contactar,me informe valor e custos de correio. Email: pedroarvores@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Alguém teria sementes de mapa ti para me ceder edileuzabenedito@hotmail.com grata

    ResponderExcluir
  4. Olá meu nome é Rimone Córdova sou de Benjamin Constant- Am, aqui onde moro está na época da colheita de mapati se alguém estiver interessado é só me enviar um email pois estou interessada em fazer troca com outro tipo de fruta como a jabuticaba.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola eu gostaria muito dessa semente de mapati quero planta para os passaro vamor entra em contato me chamo adriano fone 44-991428013 email adrianorgamap@hotmail.com

      Excluir