domingo, 14 de junho de 2015

Erva-de-gato

Não são muitas as espécies de vegetais que atraem animais quando não são utilizadas como alimento ou como medicamento. Aliás, boa parte do conhecimento do ser humano sobre o uso medicinal da flora no começo das civilizações foi observando como os animais se curavam com elas. 

O presente texto vai discorrer sobre uma planta que atrai animais, mais especificamente os gatos. Se trata da Nepeta cataria, nome científico de uma planta da família Lamiaceae. É muito famosa entre os cuidadores de gatos, e no Brasil recebe o nome de erva-de-gato ou até mesmo o seu nome internacional catnip

Mas será que ela atrai a planta por ter um aroma que agrada os gatos, ou se provoca algum efeito alucinógeno? Poderia fazer mal? E atrairia somente os gatos, ou todos os felinos? E ainda uma outra dúvida, seria legal usá-la para o gato se divertir? 

Vamos às dúvidas

A erva-de-gato atrai um grande número de felinos (puma, tigres, leões, leopardos, por exemplo), mas quando novos não possuem este efeito, como, por exemplo, em gatos com até seis meses de idade. 

É mais atraente para gatos machos e em idade de reprodução. 

A principal substância responsável por esta ação é denominada Neptalactona, e seu principal efeito nos felinos é acalmá-los. Mas também pode deixar um gato apático mais ativo. 

A percepção pelos felinos da nepectalona é uma herança genética, estes possuem um órgão responsável pela "captação" do aroma, denominado de Jacobson e que se situa no cérebro destes animais. 

Uma boa notícia, e que observamos na prática, é que não causa dependência química no animal, apesar de seu efeito prazeroso.

Texto:

Fernanda Delavy - acadêmica de Medicina Veterinária - UNIGUAÇU
Marcos Roberto Furlan - Engenheiro Agrônomo

Nenhum comentário:

Postar um comentário