domingo, 14 de junho de 2015

Histórias interessantes - /www.i-flora.iq.ufrj.br


Incenso e Mirra: Resinas Preciosas - Angelo C. Pinto e Valdir F. Veiga Jr.
Entre algumas das mais antigas citações de produtos naturais, duas resinas merecem especial destaque, a mirra e o incenso. 

Tingir os cabelos e pintar o corpo são manifestações culturais muito antigas, comuns a mulheres e homens, que surgiram muito antes de qualquer forma de escrita. 

Chamada de copaíva ou copahu pelos indígenas, o óleo da copaíba era bastante utilizado entre os índiios brasileiros quando os portugueses chegaram ao Brasil.

O fogo sagrado e os alcalóides de Ergot - Fernando Batista da Costa 
Esta história ilustra um excelente exemplo de como a descoberta de um misterioso produto da natureza no passado trouxe consequências diretas aos dias de hoje. 

História da Palitoxina - Roberto Gomes de Souza Berlinck 
A palitoxina é considerada um dos produtos naturais de estrutura mais complexa. Devido a sua estrutura única e potente toxicidade, a palitoxina poderia ser comparada a estricnina. 

Do Peru a Java: A trajetória da quinina ao logo dos séculos - Mariana da S. Bolzani e Vanderlan da S. Bolzani
A quinina, pó branco inodoro e de sabor amargo, é uma substância usada no tratamento de malária e arritimias cardíacas. Além de ser um fármaco é utilizada como flavorizante da água tônica. 

A aspirina, como é conhecida nas farmácias o ácido acetilsalicílico, completou 100 anos em 1997 e é o medicamento mais conhecido e vendido em todo o mundo. 

O Pau-brasil ocupou o centro a história brasileira durante todo o primeiro século da colonização. 

Durante o Renascimento houve um grande aumento de interesse por plantas medicinais, sendo que dentre as publicações existentes, a mais popular foi The Herball, or General Historie of Plants.

O "País da Canela", é uma terra situada do outro lado da muralha dos Andes na selva oriental, foi um dos motivos que reuniu Francisco Orellana, Gonzalo Pizarro e Dom Francisco Pizarro. 

Peiote, o cacto sagrado - Gilson Cruz da Silva e Ligia Maria Marino Valente
O peiote é nativo d México e sul dos Estados Unidos e sabe-se que tem sido usado há milênios pelos indígenas mexicanos. 

A história da figueiras ou gameleiras - Adriana Brügger Alves, Jorge Pedro Pereira Carauta e Angelo C. Pinto
A história da figueiras remonta a um passado distante. Segundo a tradição, os gêmeos Rômulo e Remo foram encontrado embaixo de uma figueira selvagem, em homenagem a deusa Rumina, da fertilidade. 

Ópio - A Droga dos Sonhos - Cinara Vasconcelos da Silva e Eudes da Silva Velozo
Desde o período neolítico, ela já era utilizada para o alívio de dores e em cerimônias religiosas, alternando o seu uso entre o tratamento de doenças e o alcance do "mundo de ilusões" ou o "paraíso". 

Beladona, Meimendro e Mandrágora: As 3 ervas das bruxas da Idade Média - Sabrina T. Martinez, Marcia R. Almeida e Angelo C. Pinto
Associadas a bruxaria na Europa, porque permitiam fazer profecias e advinhações, estas 3 solanáceas de composição química parecidas eram usadas para a preparação de unguentos com as quais as bruxas se untavam e que, supostamente, as faziam voar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário