quarta-feira, 17 de junho de 2015

EUA dá passo para remover gorduras trans em alimentos

Fonte: ASBRAN - Quarta-feira, 17 de Junho de 2015 


Com base em uma revisão completa da evidência científica, a Administração de Remédios e Alimentos (FDA, na sigla em inglês) do país determinou dia 16 que o uso da gordura trans para utilização na alimentação humana não é seguro. Os fabricantes de alimentos têm três anos para remover produtos de óleos parcialmente hidrogenados.

"A ação da FDA sobre esta importante fonte de gorduras trans artificiais demonstra o compromisso da agência sobre a saúde do coração de todos os americanos", disse o representante da FDA, Dr. Stephen Ostroff. "Esta ação é esperada para reduzir as doenças cardíacas e prevenir milhares de ataques cardíacos fatais a cada ano."

A medida vai reduzir significativamente o uso de óleos parcialmente hidrogenados, a principal fonte de gorduras trans artificiais no fornecimento de alimentos. Desde 2006, o DFA tem exigido que fabricantes incluam informações sobre o conteúdo de gordura trans no rótulo nutricional dos alimentos. Entre 2003 e 2012, a FDA estima que o consumo de gorduras trans diminuiu entre os consumidores em cerca de 78 por cento e que o padrão de rotulagem de alimentos e reformulação da indústria foram fatores-chave de informação para ajudar os consumidores a fazer escolhas mais saudáveis ??e reduzir as gorduras trans nos alimentos. 

"Estudos mostram que a dieta e a nutrição desempenham um papel fundamental na prevenção de problemas de saúde crônicos, tais como doenças cardiovasculares e ação de hoje caminha lado a lado com outras iniciativas adotadas pela FDA para melhorar a saúde dos americanos, incluindo a atualização da rotulagem nutricional ", disse Susan Mayne, diretora do Centro de Segurança Alimentar e Nutrição Aplicada da FDA. "Essa determinação se baseia em uma extensa pesquisa sobre os efeitos de óleos parcialmente hidrogenados."

A FDA acredita que o período de três anos permitirá que as empresas reformulem seus produtos ou façam uma petição à FDA para permitir o uso específico de óleos parcialmente hidrogenados. Após o período de cumprimento, o componente não poderá ser adicionadas aos alimentos para seres humanos, a menos que aprovado de outra forma pela FDA.

Muitas empresas já estão trabalhando para remover a gordura trans em alimentos processados e, segundo a ??FDA, que muitos vão removê-la antes da data de cumprimento de três anos.

A gordura trans é usada pela indústria alimentícia para aumentar o sabor e o tempo de conservação dos produtos. Ela é prejudicial à saúde por elevar os níveis de colesterol ruim, a Lipoproteína de Baixa Densidade (em inglês LDL), e diminuir o colesterol bom, a Lipoproteína de Alta Densidade (em inglês HDL). Essas alterações nas taxas aumentam o risco de doenças como infarto e acidente vascular cerebral.

fonte: FDA

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário