domingo, 10 de março de 2013

Óleos Essenciais

Texto retirado do site do Núcleo de Estudos e Pesquisas de Plantas Medicinais (NEPLAME) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Os óleos essenciais compreendem uma mistura de substâncias voláteis extraídas de plantas. Trata-se de uma mistura complexa, contendo várias dezenas ou mesmo algumas centenas de substâncias com composição química diversa. No entanto, na maioria das vezes ocorre uma predominância de uma ou até mesmo três substâncias com concentrações em torno de 20-70%, comparados aos outros componentes presentes em concentrações menores, que caracterizam a espécie vegetal em questão, repercutindo inclusive em seu aroma característico.

Por exemplo, carvacrol (30%) e timol (27%) são os principais componentes do óleo essencial de Origanum compactum; linalol (68%) do óleo essencial de Coriandrum sativum; mentol (59%) e mentona (19%) do óleo de Mentha x piperita; rotundifolona (63%) do óleo essencial de Mentha x villosa. Geralmente, esses constituintes químicos majoritários determinam as propriedades biológicas dos óleos essenciais.

São encontrados em pequenas bolsas (glândulas secretoras) existentes na superfície de folhas, flores ou no interior de talos, cascas e raízes. Já a sua obtenção é realizada através da técnica de hidrodestilação utilizando o aparelho de Clevenger. 

Erroneamente podem ser confundidos com óleos graxos, ricos em gorduras. Óleos essenciais não possuem ácidos graxos e se volatilizam com extrema facilidade na sua grande maioria. 

Podem se revelar como matérias-primas de importância para as indústrias cosmética, farmacêutica e alimentícia, sendo geralmente os componentes de ação terapêutica de plantas medicinais. Na atualidade são produtos empregados como flavorizantes de alimentos, na confecção de perfumes nobres, na indústria para síntese de compostos aromáticos e remédios, como recurso terapêutico na aromaterapia e aromatologia.

Destilação a vapor

A destilação a vapor é o mais comum método de extração de óleos essenciais. Normalmente é empregado para obterem-se óleos essenciais de folhas e ervas, mas nem sempre é indicado para extrair-se o óleo essencial de sementes, raízes, madeiras e algumas flores. 

Extração de óleos essenciais - Clevenger

Estruturas Químicas de Monoterpenos

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário