terça-feira, 12 de novembro de 2013

Santo André: Projeto de pomada cicatrizante é premiado na I Feira de Ciências

Aos 16 anos, a aluna Camila Agoni, da E.E Jardim Riviera, em Santo André, no ABC Paulista, já decidiu qual carreira seguir. A jovem estudante quer ser farmacêutica na área de botânica para trabalhar com plantas medicinais. Pensando nisso, ao desenvolver o trabalho para a I Feira de Ciências das Escolas de Tempo Integral, Camila criou com o auxílio da professora orientadora Lia Flávia dos Santos, uma pomada cicatrizante feita a partir da Embaúba, uma planta medicinal.

E seu trabalho foi eleito o 4º melhor na categoria de saúde no evento. Já na premiação que valia a publicação do trabalho apresentado em mídia especializada, a estudante conquistou espaço na Revista InCiência. Emocionada, a estudante foi bastante aplaudida pelos colegas da escola.

De acordo com a aluna cientista, a pomada conta com propriedades medicinais como adstringente e diurético e serve também para asma, bronquite, coqueluche e mal de Parkinson. “A embaúba não é muito conhecida, eu fiz uma pesquisa de campo com 300 pessoas e apenas 45 delas conheciam a planta. As propriedades científicas e medicinais da embaúba são comprovadas pelo site da Anvisa (Agencia Nacional de Vigilância Sanitária”, explica a estudante.

A pomada tem como proposta cicatrizar pequenos ferimentos na pele de quatro a sete dias. Essa informação é baseada durante o desenvolvimento do trabalho e pesquisas sobre a planta, pois Camila não tem licença para realizar teste do produto.

12.1.2013
Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário