terça-feira, 15 de julho de 2014

Estudo aponta receita simples e barata para reduzir a glicemia

15 de Julho de 2014

O produto apresentou bons resultados em ratos e, agora, será testado em pessoas

Uma dieta equilibrada e rica em nutrientes é importante aliada no combate às enfermidades crônicas não transmissíveis, como câncer, diabetes e doenças cardiovasculares. E não é preciso gastar muito para compor refeições nutritivas. Há muitos alimentos com propriedades funcionais que podem ser adquiridos a baixo custo.

Esse é o foco de uma das linhas de pesquisa do curso de nutrição do Departamento de Ciência dos Alimentos da Universidade Federal de Lavras (Ufla). Os estudos têm como objetivo encontrar alimentos mais em conta que possam ser introduzidos na dieta da população carente. E os resultados são bastante animadores. Coordenada pelo professor Michel Cardoso De Angelis Pereira, uma pesquisa com a farinha da banana já apresenta resultados.

De acordo com o Ministério da Saúde, os alimentos funcionais se caracterizam por oferecer vários benefícios à saúde, além do valor nutritivo inerente à sua composição química, podendo desempenhar um papel potencialmente benéfico na redução do risco de doenças crônicas degenerativas.

O primeiro experimento conduzido por Pereira foi feito com a farinha produzida com banana-prata semiverde. Foram feitos testes de três formas: com a polpa da fruta, com a casca e com a mistura de polpa e casca. As farinhas foram introduzidas na dieta-padrão de ratos, e a glicemia dos animais, medida de 15 em 15 minutos em um período de duas horas para calcular o índice glicêmico da dieta.

Link:
http://www.revistaamazonia.com.br/meio-ambiente/5578-estudo-aponta-receita-simples-e-barata-para-reduzir-a-glicemia

Nenhum comentário:

Postar um comentário