sexta-feira, 18 de julho de 2014

Jardim Botânico do RJ lança livro sobre plantas medicinais

Lançamento

Publicação reúne conhecimento dos pajés do Alto Juruá (AC) sobre plantas com poder de cura

Publicado: 17/07/2014

A tradição oral e o saber ancestral do povo Huni Kuin (Acre) sobre plantas medicinais ganhou um livro por iniciativa do pajé Agostinho Manduca Mateus Ïka Muru (1944-2011) em uma parceria com o Jardim Botânico do Rio de Janeiro e a Dantes Editora. A publicação foi intitulada 'UNA ISÏ KAYAWA – Livro da Cura'.

Para celebrar o lançamento, será montada uma oca chamada Kupixawa, a "casa grande de encontros", no Parque Lage do Jardim Botânico, que sediará 10 dias de festejos - de 18 a 27 de julho. A programação contará com a presença de representantes Huni Kuin, que compartilharão com o público um pouco de sua cultura e de seu saber sobre a floresta.

O livro foi organizado pelo pajé Agostinho e pelo pesquisador taxonomista Alexandre Quinet (JBRJ). Em 260 páginas, traz o conhecimento dos pajés do Alto Juruá, no Acre, sobre plantas com poder de cura, e estabelece um diálogo entre a classificação botânica e o conhecimento espiritual do povo Huni Kuin.

As atividades de lançamento serão gratuitas, e abrangerão exposição de fotografias de Camilla Coutinho Silva, debates, mostra de filmes indígenas com curadoria de Zezinho Yube, contação de histórias por pajés, passeios nos jardins, oficinas de tecelagem e pintura corporal, rodas de cantoria, entre outros eventos.

Fonte: 

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário