quinta-feira, 5 de março de 2015

Vila Maria, Rio Grande do Sul: Inaugurado o horto medicinal “Farmácia Viva” da comunidade de Santo Isidoro

Na última terça-feira, dia 24, na localidade de Santo Isidoro, foi realizada a inauguração do horto medicinal “Farmácia Viva” que contém plantas aromáticas, medicinais e condimentares. 

O evento teve início com formação de mesa de autoridades composta pela Prefeita Neura Lorini Matt, representante da Câmara Municipal de Vereadores, Divino Sciota, Secretária Municipal de Saúde, Cátia Ferri, Supervisor da EMATER/RS-ASCAR, Mauro Morelo, Chefe do Escritório Municipal da EMATER/RS-ASCAR, Ivan Pasa, Presidente da Comunidade Santo Isidoro, Terezinha Decarli, Vice-presidente da Comunidade Santo Isidoro, Ivani Ferro, Diretora da Escola Municipal Padre Calógero Tortoricci, Professora Maria Bettu Decarli, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Marilice Demarco, Representante da FERTIMAR, Cleci Endrigo, Representante do Sicredi Jair Ávila e a Extensionista do Escritório Municipal da EMATER/RS-ASCAR, Lisiana Andersson Ramos. Também estiveram presentes o Secretário de Desenvolvimento Auro Ferrarini, o Vereador Isenor Orsato e a Assessora Pedagógica Anardete Soliman que representava o Secretário de Educação Hélio Barro no evento. 

O propósito do horto teve início por ocasião da Campanha Ecológica de 2014 em que foram distribuídas plantas medicinais aos alunos, professores e funcionários das escolas Municipais e Escola Estadual, quando foram adquiridas também as primeiras mudas, que dariam início ao projeto do horto. 

As etapas se seguiram com a escolha do terreno junto a escola, sendo cercado com a tela doada pela Fertimar, houve mobilização da professora Maria Bettu Decarli e dos alunos, que com a comunidade fizeram o preparo de local, plantio, rega e limpeza do horto. 

Em seguida os alunos da escola escolheram o nome para o horto - “FARMÁCIA VIVA”. 

A etapa seguinte do projeto era identificar corretamente as plantas através de placas, que tiveram o patrocínio da Cooperativa Santa Clara, FERTIMAR e SICREDI. A Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Saúde patrocinou a placa de identificação do espaço, bem como o material explicativo. 

Por fim, foi realizado o descerramento da placa realizado pela Prefeita Neura Lorini Matt, a professora Maria Bettu Decarli, a Presidente da Comunidade Terezinha Decarlo, o Chefe da EMATER Ivan Ivan Pasa e o representante da Câmara de Vereadores. Após foi realizada a visita ao horto e uma confraternização entre todos os presentes. 

Créditos das fotos: João Artur Oliveira/Vila Maria FM

Link: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário