domingo, 10 de março de 2013

Na coluna Memória Terrunha plantas à serviço da saúde

Edição: 1751 - 07/03/2013

Resultado de um trabalho comunitário de quase quatro décadas, o Laboratório Yanten – Centro Popular de Saúde-, é um exemplo do resgate, de pesquisa e da popularização das “plantas que curam”, os chamados medicamentos fitoterápicos, prática utilizada nos primórdios da humanidade e que tem se perpetuado através dos chamados “chás da vovó”. Depois do surgimento dos medicamentos alopáticos, por pouco as ervas medicinais não foram varridas da cultura popular.

É verdade que muitos “ chás milagrosos” não serviam para nada e ainda podiam colocar em risco a saúde das pessoas que necessitavam de tratamento. Entretanto, alguns teimosos, como no caso o Clube de Mães de Medianeira e outras associações das Comunidades Eclesiais de Base (organização que defende a Teologia da Libertação) resistiram e mantiveram os costumes dos índios Avá-Guarani, de Santa Rosa do Ocoy, São Miguel do Iguaçu, que usavam e usam amplamente a tanchagem (Plantago ovata) como antibiótico natural, conhecido como Yanten. 

A comunidade médica reagia a tais práticas alegando falta de “comprovação científica”. Com o passar dos anos e, muitos estudos, os fitoterápicos receberam o carimbo da certificação científica e , segundo manchete da Revista Galileu “ A medicina dá o braço a torcer aos tratamentos alternativos”. Assim, 12 medicamentos foram liberados pelo Ministério da Saúde para uso em postos de saúde e comercialização, tudo com a devida aprovação da Anvisa. 

Dos 12 medicamentos reconhecido, o Yanten coloca o selo em dois produtos na forma de tintura: espinheira-santa, e calêndula e, outras 71 “drogas vegetais”( denominação recente para os tradicionais chás) que estão em fase de pesquisas, mas que há muito tempo são usados, sem efeitos colaterais até agora comprovados. Mesmo assim, para segurança do consumidor “a matéria-prima usada no Yanten deve ser isenta de agrotóxicos, adubação quínica ou com contaminação transgênica, no caso da soja”, informa Teolide Parizotto Turcatel, 64 anos, gaúcha de Nova Prata e uma das idealizadora do laboratório que mantém uma pequena chácara para cultivos das plantas – já liberadas e as que estão em fase de pesquisa como a camomila e a macela, entre outras.

No laboratório

Tudo é feito com controle de qualidade. Os funcionários internos usam luvas, máscaras, aventais. As plantas passam por um processo de secagem em ambiente e temperatura recomendada. Análises laboratoriais são repetidas diversas vezes para averiguações da qualidade da matéria-prima. “As instalações e os processos passam por vistorias, pelo menos duas vezes por ano”, informa Eliandra Paula Reginato Rissardi, farmacêutica responsável pelo Yanten há 13 anos. Somente depois de todas as etapas técnicas e burocráticas serem compridas, os remédios são colocados à venda e distribuídos pelas farmácias de produtos naturais pelo Brasil. Mesmo habilitado, as tinturas do laboratório Yanten ainda não estão disponíveis na rede de saúde pública.

Uma história de lutas

Ainda sob a ditadura militar, em 1980 surge o Movimento Popular de Mulheres do Paraná, e desta organização social, em Medianeira são formados os Clubes de Mães. Estes Clubes formam hortas comunitárias e realizam trocas de receitas populares de remédios caseiros e culinária alternativa, com apoio das Comunidades Eclesiais de Base da igreja católica. Com o passar dos tempos as organizações femininas tornam-se aguerridas e com lutas ideológicas bem definidas. Assim, em 3 de junho de 1990 é formado o Centro Popular de Saúde Yanten, que significa, tanchagem (antibiótico natural) numa homenagem aos indígenas. (Roberto Marin)

DE SOL E LUA

- O Laboratório Yanten, quando de sua formação recebeu auxílio financeiro da Bélgica e da Itália.

- O faturamento mensal do Yanten não ultrapassa a casa dos 20 mil reais. Parte desse dinheiro é usado no pagamento dos sete funcionários.

- A verba de seis mil euros/mês proveniente de organizações sociais da Itália ainda não foi repassada este ano.

- O xarope de guaco e a tintura de espinheira-santa são os fitoterápicos mais comercializados. Eles custam R$ 10,00.

- A marca Yanten, através de sua diretoria comunitária atua, também, fortemente no apoio as manifestações populares, como no Dia Internacional da Mulher, na política, mais direcionada aos partidos de esquerda.

- Toda a pesquisa do Laboratório Yanten está registrada em três livros versando sobre plantas medicinais de uso popular.

OS 12 FITOTERÁPICOS DO SUS

Depois de muitas pesquisas, finalmente a Anvisa liberou para o mercado 12 medicamentos feitos a base de ervas medicinais que podem ser extratos, infusões (chás), cápsulas e pomadas. Alguns postos de saúde já possuem estes medicamentos. Eles fazem parte da Relação Nacional de Medicamentos e Essências sugeridos pelo Ministério da Saúde para estarem disponíveis no SUS. Cabe ao poder público, a classe médica e aos usuários de cada município a implantação desta opção terapêutica.

-ISOFLAVONA DA SOJA - Indicação: sintomas indesejados da menopausa como fogachos e insônia.

-ESPINHEIRA-SANTA - Indicação: má digestão, gastrite e úlcera.

-ALCACHOFRA - Indicação: desconforto abdominal depois das refeições, má digestão e atua no controle do colesterol alto.

-SALGUEIRO - Indicação: tem poder anti-inflamatório, sendo recomendado especialmente em casos de dor lombar.

-HORTELÃ - Indicação: controle do enjoo, náusea , flatulências e tratamento de doenças intestinais.

-AROEIRA - Indicação: tem propriedades cicatrizantes e antissépticas e combate inflamações. Usada em forma de pomada para problemas ginecológicos.

-BABOSA - Indicação: como pomada é usada contra queimaduras de 1º e 2º graus e auxilia em caso de psoríase.

-GUACO - Indicação: seu efeito expectorante e broncodilatador ajuda a tratar infecções respiratórias e bronquite.

-GARRA-DO- DIABO - Indicação: devido ao seu efeito anti-inflamatório, é destinado ao tratamento de dores agudas na região lombar e artrose. 

-CÁSCARA-SAGRADA - Indicação: constipação intestinal.

-PLANTAGO - Indicação: constipação intestinal e problemas no cólon (intestino).

-UNHA-DE-GATO- Indicação: atua na regulação dos processos imunológicos e ajuda a tratar problemas reumatológicos.

Fique alerta

Não tem milagre, alertam os pesquisadores. Por isso é importante ficar esperto com a propaganda de produtos naturais, especialmente quando apregoam benefícios sem fim ou resultados espetaculares. Diversas fórmulas para emagrecer não possuem evidências científicas que legitimem o seu uso.

Contra-indicações

Que folhas, raízes, cascas são usadas desde a pré-história como medicamentos todo o mundo já sabe. Porém, em tese, todos os fitoterápicos podem apresentar efeitos colaterais, muitas vezes graves, daí a necessidade de uma indicação médica. E o uso com cautela na dose certa.

Fonte: Ministério da Saúde com apoio do Laboratório Fitoterápico Yanten de Medianeira
Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário