terça-feira, 3 de setembro de 2013

Congresso Internacional de Ayurveda e III Jornada Científica do Hospital de Medicina Alternativa

A criação de um fórum de discussão internacional, por meio da integração Brasil-Índia, para a troca de experiências sobre as diversas áreas do Ayurveda e da Fitoterapia (estudo das plantas medicinais e suas aplicações na cura das doenças) é o principal objetivo do Congresso Internacional de Ayurveda e da III Jornada Científica do Hospital de Medicina Alternativa, que serão realizados de 12 a 14 de novembro de 2013, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia (GO). Em parceria com a Embaixada da Índia no Brasil, a Secretaria de Assuntos Estratégicos e a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás apoiam a Associação Brasileira de Ayurveda (Abra) na promoção dos eventos. 

“Pretendemos divulgar e fortalecer a posição do Ayurveda perante a Política de Práticas Integrativas e Complementares no SUS, do Ministério da Saúde, tendo como referência a experiência pioneira do Hospital de Medicina Alternativa”, explica o coordenador do evento, Danilo Maciel Carneiro.

A partir de julho, estarão abertas as inscrições para participantes e para envio de trabalhos científicos a serem apresentados no evento. A programação inclui minicursos com vaidyas indianos (médicos Ayrvédicos) sobre: alimentação ayurvédica; abordagem clinica do Ayurveda nas doenças crônico-degenerativas; práticas manuais externas da Ayurveda, fitoterapia, cosmética Ayurvédica; cultivo e produção de matéria prima no Ayurveda, Panchakarma, Ayurveda e saúde mental. 

O que é Ayurveda? 

Ayurveda significa conhecimento da vida (ayur=vida, veda=ciência ou conhecimento). É a ciência da saúde mais antiga da humanidade que se baseou em conhecimentos de 5000 anos de existência.

O Ayurvédica é parte da ciência (conhecimento) védica e utiliza na sua abordagem terapêutica plantas medicinais, dieta, exercícios físicos, meditação, yoga, astrologia hindu, massagem, aromaterapia, gemoterapia (tratamento com metais e gemas), cirurgia e psicologia.

O Ayurveda afirma que existem três humores biológicos no nosso corpo, chamados de Doshas: Vata que possui o elemento ar predominante, Pitta onde o elemento fogo é o principal e Kapha caracterizado pelo elemento água. Vata é como o vento ou o ar em movimento; é seco, leve, sutil e agitado. Pitta é semelhante ao fogo, caracteriza-se por ser quente, oleoso e leve. Kapha é como a água: úmido, frio, pesado e frio.

Na visão ayurvédica um excesso ou deficiência destas características descritas acima indica um desequilíbrio no Dosha (humor biológico) correspondente, o que gera alterações patológicas no corpo físico. 

Assim, Vata em desequilíbrio leva ao emagrecimento, debilidade, aversão ao frio, tremores, constipação, alterações no sistema nervoso, tonteira, colite, formação de gases e reumatismo. Pitta em desarmonia produz olhos e pele amarelados, fome em excesso, sede aumentada, febre, sensação de calor corporal, inflamações, infecções, azia e queimações. Kapha alterado gera fraqueza do sistema digestivo, palidez, calafrios, tosse com formação de mucosidades nos pulmões, sonolência, obesidade, hipoatividade das funções orgânicas e preguiça.

Confira a programação (clique aqui)

Link do texto:

Nenhum comentário:

Postar um comentário