No último dia da 1ª Semana de Nutrição do Hospital Regional do Guará, profissionais e servidores discutiram a importância da nutrição na cicatrização de feridas, um problema comum em pacientes que permanecem longos períodos na cama, tanto internados em hospitais quanto sob cuidados domiciliares.
Para este tratamento e cicatrização, a Secretaria de Saúde possui produtos padronizados de nutrição oral e enteral (Nutrison Advanced Cubison e Cubitan), utilizados na rede hospitalar e no Programa de Atenção Domiciliar.
A suplementação auxilia os pacientes acamados com alguma dificuldade associada que começam a desenvolver úlcera por pressão (ferida). Além da pressão excessiva sofrida pela pele do paciente, outros fatores levam a um quadro nutricional crítico com aumento de risco para o surgimento desse tipo de lesão.
Para Christiane Coelho, nutricionista palestrante, a terapia nutricional é essencial para viabilizar a cicatrização das feridas e outras afecções. Christiane destacou que até mesmo uma medicação pode interferir na absorção dos nutrientes da alimentação normal e por isso a importância da suplementação.
“Tratar a úlcera por pressão é bem delicado porque envolve vários fatores. O estado nutricional do paciente, mobilidade, idade avançada, presença de outra doença como diabetes e o atrito do corpo desse paciente podem favorecer esse quadro. Tem pacientes que já chegam aos hospitais com essas úlceras. O objetivo aqui foi trazer com estudos de caso, o momento ideal para entrar com os tipos de alimentação”, afirmou Christiane.
Estudos científicos asseguram que após três semanas de tratamento há 76% de redução de necrose, 29% de redução no tamanho das feridas e 66% de redução na incidência de infecções. O Nutrison Advanced Cubison é a dieta enteral e o Cubitan é oral. Ambos foram desenvolvidos especificamente para acelerar a cicatrização de feridas causadas por cirurgias de reparação, úlceras por pressão e outras situações que exijam estímulo da cicatrização.
Érika Bragança
Data: 29.08.2013
Link:
Nenhum comentário:
Postar um comentário