terça-feira, 29 de outubro de 2013

Blueberry ou Mirtilo

Texto e fotos: Naturopata e Terapeuta Ortomolecular : Ana Kaliszewski 

Como sempre gostei de frutas exóticas, queria meu quintal além de mais bonito também mais vitaminado, e a primeira frutífera do meu quintal foi um planta de mirtilo. E hoje eu gostaria de falar sobre essa frutinha diferente, linda e exótica, e incrivelmente poderosa e saborosa.

O mirtilo como é chamado aqui no Brasil, é uma das frutas frescas mais ricas em “antioxidantes” já estudadas (pigmentos antocianos). Tem conteúdo particularmente elevado de polifenóis tanto na casca quanto em sua polpa, que conferem funções como: combate aos radicais livres, anti-inflamatório, melhora a circulação, reduz o colesterol ruim e melhora a saúde dos olhos (prevenção de glaucomas e cataratas). A fruta possui um sabor “agridoce” e pode ser empregada tanto em pratos doces como salgados ou ser consumida “in natura” e suas folhas podem ser consumidas na forma de salada ou chá.

Sobre a planta

O mirtilo pertence à família Ericaceae e é nativo de várias regiões da Europa e dos Estados Unidos. Há muitas espécies de mirtilo, sendo que as principais espécies com expressão comercial são divididas em três grupos, de acordo com o genótipo, hábito de crescimento, tipo de fruto produzido e outras características. 

As práticas de manejo são diferenciadas para cada um dos grupos, desde a produção de mudas até a colheita e utilização dos frutos. Estes grupos são: 

1- "highbush" (mirtilo gigante), tetraploide, originário da costa oeste da América do Norte. Sua produção, dentre os demais grupos, é a de melhor qualidade, tanto em tamanho quanto em sabor dos frutos. A principal espécie deste grupo é Vaccinium corymbosum L., ainda que as espécies V. australe e V. darrowi possam ser usadas para fins de melhoramento genético; 

2- "rabbiteye", hexaploide, originário do sul da América do Norte. Compreende a espécie Vaccinium ashei Reade. Em relação ao grupo anterior, produz frutos de menor tamanho e de menor qualidade. Apresenta maior produção por planta e seus frutos têm uma maior conservação em pós-colheita. Apresenta maior importância comercial em regiões com menor disponibilidade de frio, por causa da sua tolerância a temperaturas mais elevadas e à deficiência hídrica; 

3- "lowbush", diploide, tem hábito de crescimento rasteiro e produz frutos de pequeno tamanho, cujo destino é a indústria processadora. A planta de porte arbustivo ou rasteiro e caducifólia. O fruto é uma baga de cor azul escura, de formato achatado, coroada pelos lóbulos persistentes do cálice e com aproximadamente 1 a 2,5 cm de diâmetro e 1,5 a 4 g de peso. Apresenta em seu interior muitas sementes.

Receita de SMOOTHIE DE MIRTILLO

Essa receita é muito refrescante e nutritiva, ideal para quem quer manter uma dieta saudável e não abre mão do prazer. O Smoothie é uma bebida de origem Californiana onde a base é feita de iogurte e frutas. A combinação é deliciosa.

Ingredientes 2 copos de iogurte natural 1 copo de chá verde gelado (pode ser substituído por suco de laranja) 100 gramas de mirtillo (blueberry) não tem na sua cidade, substitua pela fruta de sua preferência Pedrinhas de gelo Adoçante a gosto

Modo de preparo Coloque tudo em um liquidificador e bata o suficiente para homogeneizar. A bebida deve ficar grossa.

Dica Para tornar ainda mais nutritiva e funcional você pode acresentar uma colher de sopa de linhaça. Também fica muito gostoso misturar com uma banana prata, dá um toque especial.

Não precisa esperar o verão...mantenha seu corpo saudável o ano todo!















2 comentários:

  1. Ótimas informações sobre o mirtilo e receita perfeita! Eu, como não consumo leite... coloco probióticos numa pasta de amêndoas (amêndoas de molho, batidas no liquidificador) e preparo o meu SMOOTHIE! Gostaria de adquirir muda de mirtilo!

    ResponderExcluir
  2. O leite de amêndoas é ótimo tb...ou de coco...eu comprei o meu no Tatuapé Garden SP..só buscar no google que vc acha o fone..inclusive vc pode encomendar..se não houver disponível..boa sorte...

    ResponderExcluir