sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Mudanças climáticas já alteram a distribuição de plantas e animais na Europa Central

Doronicum clusii. Foto de Jörg Schmill

[Olivia Poisson, University of Basel] Na Suíça, plantas, borboletas e pássaros se mudaram 8-42 metros acima entre 2003 e 2010, dizem cientistas da Universidade de Basel, em pesquisa publicada [ Plants, birds and butterflies: short-term responses of species communities to climate warming vary by taxon and with altitude ] na revista online “ PLoS One ”.

O aquecimento do clima está mudando a distribuição de plantas e animais em todo o mundo. Recentemente foi demonstrado que nas últimas duas décadas, as comunidades de aves europeias e borboleta passaram, em média, 37 e 114 quilômetros ao norte, respectivamente.

Tobias Roth e Valentin Amrhein, da Universidade de Basel, identificaram que, na Suíça, plantas, borboletas e aves também se ‘mudaram’ para cima. A uma altitude de 500 metros, as plantas têm, em média, se deslocado para cima 8 metros, borboletas e pássaros 38 metros e 42 metros, respectivamente. O estudo foi baseado em dados coletados entre 2003 e 2010, em 214 áreas de amostra até uma altitude de 3000 metros, cobrindo todos os principais ecossistemas da Europa Central.

“Uma média de oito metros de diferença de altitude em oito anos e em todas as espécies de plantas é bastante impressionante, em razão da pouca mobilidade de comunidades de plantas”, diz Valentin Amrhein. ”Os resultados mostram que os impactos biológicos da mudança do clima, não só se tornam aparentes no longo prazo. Animais e plantas já estão hoje se adaptando às temperaturas em elevação em um ritmo surpreendente.”

Diferentes Tendências acima da linha das árvores

Enquanto as aves também se mudaram para altitudes mais elevadas, plantas e borboletas surpreendentemente não apresentaram alterações significativas em altitude acima da linha das árvores. Ao contrário do que os desenvolvimentos em altitudes mais baixas, plantas alpinas e borboletas ainda mostram uma tendência para um movimento de descida.

As explicações para esse fenômeno ainda não foram encontradas. ”É possível que o uso da terra e variações relativas nos habitats perto da linha das árvores superam os efeitos do aquecimento climático. Por exemplo, muitos pastos alpinos foram abandonados nos últimos anos”, diz Tobias Roth.”Também é possível que as plantas alpinas estão melhor protegidas contra mudanças nas condições climáticas, devido à superfície muito variada de paisagens alpinas.”

Em qualquer caso, o fato de que as comunidades de plantas e borboletas mudaram para espécies de habitats mais quentes em baixas altitudes, mas mantiveram-se relativamente estáváveis em altitudes mais elevadas não pode ser explicado com diferentes desenvolvimentos de temperatura em todas altitudes.

Os cientistas também estudaram os dados sobre a temperatura do ar de 14 estações meteorológicas: Durante os 16 anos entre 1995 e 2010, as temperaturas de verão na Suíça aumentaram cerca de 0,07 ° C por ano em todas as altitudes.

Plants, birds and butterflies: short-term responses of species communities to climate warming vary by taxon and with altitude Plos One, published January 8th, 2014 | doi: 10.1371/journal.pone.0082490
Tobias Roth, Matthias Plattner & Valentin Amrhein

Texto de Olivia Poisson, University of Basel, no EcoDebate, 10/01/2014

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário