sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Grave déficit de abelhas ameaça cultivos na Europa

A Europa tem um déficit de 13,4 milhões de colmeias, ou seja, de 7 bilhões de abelhas, para polinizar seus cultivos corretamente, afirmaram cientistas da Universidade de Reading. Matéria da AFP, no Yahoo Notícias.

Segundo as conclusões do estudo [Promoting Pollinating Insects in Intensive Agricultural Matrices: Field-Scale Experimental Manipulation of Hay-Meadow Mowing Regimes and Its Effects on Bees] publicado nesta quarta-feira na revista Plos One, devido ao desenvolvimento dos cultivos de oleaginosas (como soja, girassol ou canola, usados principalmente como agrocombustíveis), as necessidades de polinização cresceram cinco vezes mais rápido do que o número de colmeias entre 2005 e 2010.

“A Europa tem apenas dois terços das colmeias de que precisa, isto é, um déficit de 13,4 milhões de enxames, o equivalente a 7 bilhões de abelhas”, informaram os autores do estudo.

Na metade dos 41 países estudados, “não há suficientes abelhas para polinizar corretamente os cultivos, principalmente na França, Alemanha, Reino Unido ou Itália”, acrescentaram os cientistas.

O caso da Grã-Bretanha é um dos mais preocupantes, pois este país tem menos de um quarto do número de abelhas de que precisa para a polinização.

Segundo os cientistas, a agricultura se tornou cada vez mais dependente dos polinizadores “selvagens” (besouros, etc), espécies que podem ser vulneráveis, especialmente no caso das monoculturas, concluíram os cientistas.

“Este estudo mostra que a política europeia na área dos biocombustíveis tem como consequência imprevista nos tornar mais dependentes dos polinizadores silvestres”, destacou Tom Breeze, um dos autores do estudo.

Promoting Pollinating Insects in Intensive Agricultural Matrices: Field-Scale Experimental Manipulation of Hay-Meadow Mowing Regimes and Its Effects on Bees Pierrick Buri, Jean-Yves Humbert, Raphaël Arlettaz Research Article | published 09 Jan 2014 | PLOS ONE 10.1371/journal.pone.0085635

EcoDebate, 10/01/2014

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário