quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Bavaroise de morango

Do site:

http://www.cucchiaiopieno.com

 
Adaptação: revista La cucina italiana
 
Quantidade: 10 pessoas
 
Tempo: cerca 45 minutos

Ingredientes

300 gr de creme de leite fresco
200 gr de morango (mais um pouco)
100 ml de água
180 gr de açúcar
25 g de gelatina em folha
1 maçã Golden

Modo de preparo

Descasque a maçã, divida em duas partes, tire a parte da semente e coloque as duas metades sobre uma forma forrada de papel manteiga com a parte cortada para baixo. Fatie bem fino as duas partes da maçã (deve obter ao menos 20 fatias), depois polvilhe 40 gr de açúcar e leve ao forno, preaquecido a 220 °C por 15 minutos. Tire do forno e deixe esfriar.

Amoleça a gelatina em água fria.

Leve ao fogo os morangos, a água e 80 gr de açúcar; quando iniciar a ferver cozinhe por 4 minutos e imediatamente depois bata no liquidificador. Coloque o composto numa vasilha e em seguida acrescente a gelatina (que já deveria estar previamente com a água bem escorrida - se quiser, pode apertá-la com a mão) misture bem. Deixe esfriar.

Quando o composto começar a "soltar" da vasilha, incorpore o creme de leite fresco montado ao 70%, e distribua em vasilhinhas ou forminhas de plástico, (tipo Tupperware® de mais ou menos 6 cm de diâmetro), enchendo com apenas 3/4 do composto. Coloque em casa forminha 2 fatias da maçã, já fria, depois cubra com o composto de morango restante e leve a geladeira por um mínimo de 4 horas.

No momento de servir, imergir as forminhas em água quente por alguns segundos e desenforme as pequenas bavaroises no prato de servir.

Cozinhe em fogo baixo 60 gr de açúcar com 2 colheres (sopa) de água; quando o caramelo ficar dourado, tire do fogo, e destempere com 4 colheres (sopa) de água e deixe esfriar, depois colorir com um pouco de xarope ou cobertura de morango. Complete cada bavaroise com a calda de caramelo e um pedaço de morango.
 
Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário